Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias

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Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Fidalgo, Felipe Delfini Caetano
dc.contributor.author Haag, Samuel
dc.date.accessioned 2022-06-20T23:19:14Z
dc.date.available 2022-06-20T23:19:14Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.other 376625
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235684
dc.description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2022.
dc.description.abstract A Geometria de Distâncias é um campo de estudo relativamente recente para matemática e computação, possuindo uma grande área de aplicação. Os conteúdos de matemática do ensino médio são, em sua maioria, tradicionalmente antigos e pouco relacionados com a realidade do aluno. O objetivo deste trabalho consiste em determinar se é possível incluir problemas de Geometria de Distâncias nos estudos do Ensino Médio, como modernização do conteúdo, ensino orientado a resolução de problemas e com grande apelo ao uso de tecnologias como a computação atingindo as habilidades e competências previstas na BNCC. Para a área de pesquisa é importante difundir o campo de estudo para a sociedade e para os alunos é importante conseguir relacionar as aplicações com os conceitos matemáticos para seguirem motivados, ao mesmo tempo, alcançar as habilidades e competências da BNCC. Os resultados demonstraram-se positivos para o caso de estudo na escola Feliciano Pires de Brusque, Santa Catarina/Brasil, indicando a possibilidade dos professores incluírem em suas práticas algumas atividades e conceitos da Geometria de Distâncias, sendo benéfico para ambas as partes envolvidas com a aprendizagem do aluno de acordo com as competências que ele precisa alcançar.
dc.description.abstract Abstract: Distance Geometry is a relatively recent field of study for mathematics and computing, having a large area of application. High school mathematics content is, for the most part, traditionally old and little related to the student?s reality. The objective of this work is to determine whether it is possible to include Distance Geometry Problems in High School studies, such as content modernization, problem-solving oriented teaching and with great appeal to the use of technologies such as computing, reaching the expected skills and competences at BNCC. For the research area, it is important to spread the field of study to society and for students it is important to be able to relate applications with mathematical concepts to remain motivated, at the same time, to achieve the skills and competences of the BNCC. The results demonstrated positive for the case study at the Feliciano Pires school from Brusque, Santa Catarina/Brazil, indicating the possibility for teachers to include in their practices some activities and concepts of Distance Geometry, being beneficial for both parties involved with the student?s learning according to the skills he needs to achieve. en
dc.format.extent 71 p.| il., gráfs.
dc.language.iso por
dc.subject.classification Matemática
dc.subject.classification Geometria
dc.subject.classification Base Nacional Comum Curricular
dc.title Novos caminhos na matemática do ensino médio com a geometria de distâncias
dc.type Dissertação (Mestrado profissional)


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