Treinamento em habilidades sociais com universitários: levantamento de necessidades, protocolo e avaliação

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Treinamento em habilidades sociais com universitários: levantamento de necessidades, protocolo e avaliação

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Título: Treinamento em habilidades sociais com universitários: levantamento de necessidades, protocolo e avaliação
Autor: Bortolatto, Mariana de Oliveira
Resumo: Nos últimos anos a área das Habilidades Sociais (HS) tem ganhado destaque e se tornado foco de pesquisas em decorrência da sua ampla aplicabilidade. Estes estudos ressaltam a importância das HS no convívio em sociedade e no desenvolvimento saudável dos indivíduos, apontando a falta das mesmas como um fator de risco para problemas psicológicos e sua presença como fator de proteção e promoção de saúde. Tais habilidades incluem iniciar e manter conversas, falar em público, expressar sentimentos e opiniões, defender os próprios direitos, solicitar e recusar favores, entres outras. No contexto da universidade, as HS se tornam muito necessárias por ser um ambiente que exige dos universitários novas atitudes e habilidades, como apresentar trabalhos, fazer novas amizades e ser mais independente. O aprendizado destas habilidades acontece à medida em que surgem obstáculos a serem enfrentados e isto pode gerar estresse e possivelmente problemas psicológicos, muitas vezes acarretando em evasão da graduação. Assim, tornam-se necessárias intervenções que possibilitem e proporcionem aos acadêmicos uma melhor adaptação a este contexto, auxiliando-os na superação das adversidades e no sucesso nesta etapa da vida. A partir da identificação desta demanda, o objetivo desta dissertação foi desenvolver um protocolo de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) para universitários com base em um levantamento de necessidades de treinamento e avaliar seu efeito em um grupo piloto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Para tanto, foram realizados cinco estudos: 1) revisão integrativa da literatura sobre habilidades sociais em universitários; 2) revisão sistemática da literatura sobre treinamento em habilidades sociais com universitários; 3) levantamento de necessidades de treinamento em habilidades sociais; 4) desenvolvimento de um protocolo de treinamento em habilidades sociais; e 5) avaliação do protocolo de treinamento em habilidades sociais em um grupo piloto. Os participantes foram universitários do campus Trindade/Florianópolis da UFSC e a coleta ocorreu em duas etapas, incluindo levantamento por survey (Estudo 3) e aplicação em grupo de instrumentos de avaliação e intervenção (Estudo 5). O protocolo de THS (Estudo 4), elaborado com base no levantamento de necessidades e na abordagem cognitivo-comportamental, consiste em dez encontros de sessões estruturadas com objetivos específicos, incluindo psicoeducação, vivências e indicação de tarefa de casa, com duração aproximada de duas horas cada. Os dados apresentados foram analisados utilizando estatística descritiva, para apresentar os resultados em termos de média, desvio padrão e frequência; e estatística inferencial, especificamente o teste t pareado, para avaliar os resultados do grupo piloto antes e após a intervenção. Os resultados do levantamento apontaram que a habilidade identificada pelos universitários como mais necessária a ser desenvolvida foi a habilidade de falar em público, seguida pelas habilidades de apresentar trabalhos e expressar opiniões. O resultado do grupo piloto demonstrou a aquisição significativa de HS por parte dos participantes, além da redução nos níveis de ansiedade, depressão e estresse. Por fim, conclui-se que o protocolo proposto possui grande potencial para desenvolver HS em universitários e deve ser aplicado em ampla escala para que seus efeitos possam ser analisados com maior consistência.Abstract: In recent years, the area of social skills has gained prominence and become the focus of research due to its wide applicability. These studies highlight the importance of social skills in social life and healthy development of individuals, pointing out their lack as a risk factor for psychological problems and their presence as a factor of protection and health promotion. Such skills include starting and maintaining conversations, public speaking, expressing feelings and opinions, defending one's rights, soliciting and refusing favors, among others. In the university context, social skills become very necessary, because it is an environment that requires a lot of new attitudes and skills from university students, like presenting academic papers, making new friends and being more independent. The student acquires these skills as obstacles arise and he has to deal with them, generating stress and possibly psychological problems, often leading to dropout. Thus, it becomes necessary interventions that allow the university students to have a better adaptation and insertion in this context, overcoming adversity and success in this stage of life. From the identification of this demand, the objective of this dissertation was to develop a social skills training protocol for university students based on a needs assessment and evaluated its effect in a pilot group at the Federal University of Santa Catarina. To this end, five studies were carried out: 1) integrative literature review on social skills of university students; 2) systematic literature review on social skills training for university students; 3) survey of training needs in social skills; 4) development of a social skills training protocol; and 5) evaluation of the social skills training protocol in a pilot group. The participants were university students from the Trindade/Florianópolis campus of Federal University of Santa Catarina and the collection took place in two stages, including survey (Study 3) and application of intervention and instruments in a group (Study 5). The social skills training protocol (Study 4), based on the needs assessment and the cognitive therapy, consists of ten meetings lasting approximately 2 hours each, in structured sessions with specific objectives, in which psychoeducation, experiential activities and indication of homework were carried out. The data presented were analyzed using descriptive statistics, to present the results in terms of mean, standard deviation and frequency; and inferential statistics, specifically the paired t test, to assess the results of the pilot group before and after the intervention. The survey results pointed out that the ability identified by the university students as the most necessary to be developed was to speak in public, followed by the skills to present academic papers and express opinions. The result of the pilot group demonstrated the significant acquisition of social skills by the participants, in addition to the reduction in levels of anxiety, depression and stress. Finally, it appears that the proposed protocol has great potential to develop social skills in university students and should be applied on a larger scale so that its effects can be analyzed with greater consistency.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234529
Data: 2020


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