A dupla função da escola enquanto reguladora e integradora: discursos sobre o papel da escola durante a pandemia de Covid-19

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A dupla função da escola enquanto reguladora e integradora: discursos sobre o papel da escola durante a pandemia de Covid-19

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Título: A dupla função da escola enquanto reguladora e integradora: discursos sobre o papel da escola durante a pandemia de Covid-19
Autor: Ribas, Marcella Trindade
Resumo: O trabalho busca analisar os discursos sobre os papéis da escola durante a pandemia, por um lado, como instituição responsável pela formação de crianças e adolescentes para o mercado de trabalho e, de outro, como integradora de indivíduos em uma comunidade. Este último aspecto foi suprimido em decorrência da pandemia, ao passo que os aspectos que geram competição e desagregação se mantiveram. Tendo como base a teoria das correntes suicidógenas de Émile Durkheim (1897), desenvolve-se uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo e discurso em relação a 209 notícias coletadas sobre escola e aprendizagem, saúde mental e pandemia, veiculadas pelo jornal A Folha de São Paulo. Os resultados demonstram que os temas de escola/aprendizagem e saúde mental aparecem quase com a mesma regularidade, embora ainda haja maior ocorrência de temas relacionados à preocupação com a escola e aprendizagem. Conclui-se que prevalece o discurso sobre a importância de conteúdos e do desenvolvimento para o mercado de trabalho para crianças e adolescentes em idade escolar, o que evidencia a maior preocupação com o desempenho dos estudantes. O tema da saúde mental apresenta significância ao longo da análise das notícias, ressaltando a sua importância em relação ao desenvolvimento emocional das crianças e adolescentes. Entretanto, ainda pode ser considerada de menor relevância quando comparada aos interesses educacionais de tendências neoliberais contemporâneas em nossa sociedade.This research aims to analyze the narratives on the roles of the school during the pandemic, primarily, as an institution responsible for the development of children and teenagers as future members of the working class. However, this research also aims to look at the regular school as an institution that turns young people into active, politicized parts of their communities. Throughout the analysis, it was noticed that this latter aspect was suppressed as a result of the pandemic, while the aspects that generate competition and disaggregation remained. Based on Émile Durkheim's theory of suicidal currents (1897), a qualitative analysis on content and discourse analysis was carried out in relation to 209 collected news about school and learning, mental health and pandemic, published by the newspaper A Folha de São Paulo. The results show us that the themes of school/learning and mental health appear almost with the same regularity, although there is still a greater occurrence of themes related to the concern with school and learning. One possible conclusion is that the discourse on the importance of market-based content and development of school-age children and adolescents as future workers prevails, highlighting the greater concern with student performance with less concern in relation to their participation as active members of their communities. The condition of the students' mental health is presented as significant throughout the analysis highlighting it’s importance on the development of young people's emotional growth, but it can be considered less important than the educational interests of contemporary trends in our society.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234452
Data: 2022-03-21


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