A atuação multiprofissional no cuidado às pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A atuação multiprofissional no cuidado às pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa

Mostrar registro completo

Título: A atuação multiprofissional no cuidado às pessoas com obesidade na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa
Autor: Silva, Julia Martins da
Resumo: A obesidade é um grave problema de saúde pública. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade. No Brasil, mais da metade da população está em sobrepeso (55,4%) e em obesidade já são 20,3%. A Atenção Primária, como principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e ordenadora do cuidado na Rede de Atenção à Saúde (RAS), é responsável por um conjunto de ações que atendem às necessidades em saúde da população. Dentro deste contexto temos o Núcleo Ampliado a Saúde da Família (NASF) capaz de dar apoio às equipes de Saúde da Família no cuidado às pessoas com obesidade. Uma equipe inter e multiprofissional é capaz de fornecer um tratamento mais adequado e resolutivo a esses usuários (as). Este tipo de atendimento aumenta as chances de alcançar os resultados esperados como a perda de peso e qualidade de vida. Neste sentido, o presente estudo tem como questão norteadora: "como se dá a atuação da equipe multiprofissional no atendimento às pessoas adultas com obesidade na Atenção Primária à Saúde?". O objetivo desta pesquisa é identificar na literatura científica publicações que destaquem a atuação da equipe multiprofissional na atenção à saúde das pessoas com obesidade no contexto da Atenção Primária. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Foram incluídos artigos em inglês, espanhol e português, publicados no período de janeiro de 2017 a julho de 2021. Para a seleção dos artigos buscou-se periódicos indexados nas bases de dados "National Library of Medicine" (PubMed/MEDLINE), "Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature" (CINAHL), Web of Science (WoS), “Scientific Electronic Library Online’’ (SciELO), “Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde” (LILACS). As buscas foram realizadas nos meses de julho e agosto de 2021. Ao final da seleção dos artigos, foram incluídos 30 artigos para leitura na íntegra. A partir da leitura dos artigos chegou-se a três categorias: Estratégias de cuidado utilizadas por cada categoria profissional; Cuidado multiprofissional e relacionamento profissional-usuário. As categorias profissionais realizam diagnóstico nutricional, estabelecimento de metas, acompanhamento, encaminhamento para serviço especializado, avaliação da motivação, autocuidado apoiado através do empoderamento e incentivo, orientações nutricionais e prática de atividade física, encaminhamento para grupos e para outros profissionais da equipe. O trabalho inter e multiprofissional no cuidado à pessoa com obesidade aumenta as chances de resultados exitosos no gerenciamento do peso. A relação profissional-paciente é fundamental para o sucesso do caso e bom relacionamento interpessoal contribui para adesão ao tratamento e fortalecimento de vínculo.
Descrição: Trabalho de Conclusão (Residência). Universidade Federal de Santa Catarina. Comissão de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234234
Data: 2022-02-14


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
6. TCR_Julia.pdf 410.4Kb PDF Visualizar/Abrir TCR_Julia

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar