dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Sá, Luciana Passos |
|
dc.contributor.author |
Corrêa, Bárbara |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-29T12:44:31Z |
|
dc.date.available |
2022-04-29T12:44:31Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-24 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234225 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A divulgação científica tem como função popularizar e democratizar informações e
conhecimentos científicos e/ou tecnológicos para um público mais amplo, por meio de uma
linguagem acessível a indivíduos menos familiarizados com termos técnicos. Sendo assim, ela
se materializa de diferentes formas, dentre as quais se destacam o jornalismo científico, as
histórias em quadrinhos, os cursos de extensão, os fascículos de ciência e tecnologia produzidos
por grandes editoras, os textos de divulgação científica, os programas especiais de rádio e
televisão e os documentários: esse último, sendo o foco desta pesquisa. Nesse sentido, neste
trabalho buscou-se investigar as características e potencialidades de documentários de
divulgação científica produzidos por estudantes do ensino médio. A proposta foi realizada no
âmbito de um projeto de Feira de Ciências em uma escola da rede particular da cidade de
Florianópolis - SC. Para isso, acompanhamos o processo de produção dos documentários
realizados pelos discentes e analisamos o material de um dos grupos, ao fim do processo. O
documentário escolhido para análise foi “O relógio, o tempo e a ciência – uma miniaventura
épica”. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa ação. O documentário foi assistido
na íntegra e a análise foi feita tendo como referencial os três parâmetros propostos por José
Reis, um dos pioneiros em Divulgação Científica no Brasil. Dentre outros aspectos, os
principais resultados apontam que elementos característicos da divulgação científica foram
contemplados de modo satisfatório na produção dos documentários e que ações dessa natureza
precisam ser incentivadas no contexto da educação básica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Scientific dissemination has the function of popularizing and democratizing scientific and/or
technological information and knowledge to a wider audience, through an accessible language
to individuals less familiar with technical terms. Therefore, it materializes in different ways,
among which we can highlight the scientific journalism, comic books, extension courses,
science and technology fascicles produced by major publishers, scientific dissemination texts,
special radio and television programs and documentaries: the latter being the corpus of this
research. Seen in these terms, with this work we seek to investigate the characteristics and
potential of documentaries of science communication produced by high school students. The
proposal was carried out within the scope of a Science Fair project developed over nine months
(from March to November) in a private school in the city of Florianópolis - SC. For this, we
followed the process of production of documentaries made by the students and analyzed the
material of one of the groups at the end of the process. The documentary chosen for the study
was “The clock, time and science – an epic mini-adventure”. The research is of a qualitative
nature, of the action research type. The documentary was watched in its entirety and the analysis
was carried out with reference to the three parameters of the researcher and, one of the pioneers
in Scientific Dissemination in Brazil, José Reis. Among other aspects, the main results indicate
that characteristic elements of scientific dissemination were satisfactorily addressed in the
production of documentaries and that actions of this nature need to be encouraged in the context
of basic education. |
pt_BR |
dc.format.extent |
65 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Documentários |
pt_BR |
dc.subject |
Divulgação Científica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Documentaries |
pt_BR |
dc.subject |
Scientific Dissemination |
pt_BR |
dc.subject |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.title |
Análise do potencial de Divulgação Científica de documentários produzidos por estudantes de Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |