Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física

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Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física

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Título: Imaginação, Narrativas e Experimentos Mentais no Ensino de Física
Autor: Dal’Acqua, Juarez
Resumo: Partimos da premissa de que para pensar o uso e papel da imaginação para uma situação de ensino, alguns questionamentos podem surgir, por exemplo, de que maneira a imaginação científica vem sendo trabalhada e discutida no Ensino de Física? E, quais reflexões podem emergir de trabalhos já publicados sobre imaginação científica? Foi realizada uma revisão da literatura sobre o tema Imaginação Científica em trabalhos publicados em eventos do Ensino de Física e estudado a literatura de Gerald Holton e Jerome S. Bruner. Os eventos selecionados foram o Encontro de Pesquisa de Ensino de Física (EPEF) e o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). O recorte temporal da revisão foi de 20 anos (2000 a 2020) e para a seleção dos trabalhos utilizamos as expressões de pesquisa: Imaginação Científica; Cenários Imaginários, Experimento de Pensamento, Experimentos Mentais, e Narrativas Científicas. Como algumas considerações podemos destacar a diversidade didática e multiplicidade de conceitos físicos que podem ser abordados no ensino e também a imaginação científica como um recurso constitutivo do conhecimento científico e do saber educacional. Ao longo do levantamento várias questões para futuras pesquisas foram descobertas, a partir de algumas relações observadas nos resultados obtidos. Há poucos trabalhos que abordam a imaginação no ensino de física em nível fundamental, observase uma frequente relação entre Ficção científica e Criatividade. Por fim, tendo como base os estudos das obras desenvolvidas por Holton podemos considerar a imaginação científica como processos pelos quais a mente humana constrói e percebe a realidade sobre a natureza, estando entre as produções cognitivas controversas mais antigas e ainda mais prolíficas das práticas científicas. Holton ainda considera a ciência por meio de eixos, a saber: empírico, analítico e temático. Bruner também surge como um importante autor, que nos permite ir ainda mais profundo na discussão de como percebemos e construímos a realidade, considerando dois modos de pensamento: o narrativo e o paradigmático.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234212
Data: 2022-03-29


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