Abstract:
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Em uma época sombria da pandemia da Covid-19, na qual o Brasil vive uma triste realidade de mortes, negacionismo, divulgação de desinformações (Fake News), pessoas contrárias ao pacto social da vacinação e com dúvidas a respeito da ciência, cabe ao processo de divulgação científica tornar-se esperança ao atingir os jovens com uma ciência democrática, popular e acessível através de uma ferramenta tão conhecida por eles: as Redes Sociais. O Quimidex - Laboratório de Divulgação Científica em Química vinculado ao Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - assume essa responsabilidade ao produzir material científico e disponibilizar em formato de publicações no Instagram. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo analisar os impactos do projeto de divulgação científica do Quimidex no Instagram e a influência das suas publicações em despertar o interesse pela química e a valorização da ciência nos seus seguidores. Além disso, buscou caracterizar o perfil do público que segue a conta @quimidex.ufsc e determinar as temáticas de divulgação científica mais interessantes para eles. A pesquisa contou com 44 participantes, sendo eles estudantes do Ensino Médio, Químicos e Químicas, formados ou em formação, além de pessoas das mais diversas áreas. Coletou-se os dados a partir da ferramenta Insights, disponível no próprio aplicativo e de um questionário aplicado a seguidores do perfil. Foi feita uma análise do engajamento e das interações alcançadas pelos posts do perfil e uma comparação das respostas ao questionário e das informações dos Insights. Para organização dos dados, a fim de verificar a influência das publicações no interesse pela ciência, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), da qual emergem cinco categorias: (1) Aprendizados de Química através das publicações no Instagram; (2) Despertando o interesse pela Química e a valorização da Ciência no público leigo; (3) Despertando o interesse pela Química e a sua significação junto ao público da área da química; (4) Aumento do gosto pela Química; e (5) Para uma boa divulgação científica: recursos visuais e contextualização. Esta pesquisa possui discussões que poderão contribuir para o uso e avanço de novas ferramentas digitais para disseminar conteúdos de conhecimento científico. |