Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio

Mostrar registro completo

Título: Uma proposta de sequência didática com o uso de modelagem computacional sobre o tema "doenças contagiosas" para o ensino médio
Autor: Rampeloti, Gabriel
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma sequência de proposta didática voltada para o ensino médio utilizando a modelização como estratégia pedagógica. Inicialmente, introduz-se o conceito de modelos e ciclos de modelagem estabelecidos por Hestenes (1987) e van Buuren (2014) mostrando sua adequação às diretrizes presentes na BNCC (2017). Valendo-se da pandemia de Covid-19 como questão motivadora, foram criadas 9 aulas para modelar quatro diferentes tipos de cenários de transmissão de doenças. Durante a construção dos modelos é utilizado um software de modelagem (online e gratuito) chamado Insight Maker, que possibilita a resolução de complexas equações e permite-nos avaliar a evolução de diferentes cenários por meio de curvas epidemiológicas. Encontra-se neste trabalho, além da estruturação das aulas, um breve tutorial de uso do programa, a fundamentação teórica acerca de modelos epidemiológicos determinísticos e um conjunto de questões que constituem uma atividade a ser aplicada junto às aulas, com o objetivo de guiar a sequência didática, explorar os resultados do modelo, trazer reflexões sobre os fatores sociais pertinentes ao espalhamento de doenças e avaliar o entendimento dos alunos quanto à sequência.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234146
Data: 2022-03-30


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC - Gabriel Rampeloti - Versão Final 2.0.pdf 2.139Mb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar