Abstract:
|
Este Trabalho tem como tema o acesso à educação através da inclusão digital de estudantes do
ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFSC durante o período da
pandemia da Covid-19. A abordagem busca contextualizar como o reconhecimento dos
determinantes da realidade no período levaram a criação e execução de programas de inclusão
digital pelo Serviço Social como estratégia de continuidade do processo de ensino aprendizagem. Durante a pandemia ampliaram-se as exigências digitais e, contraditoriamente,
houve decréscimo nas condições de acesso, uma vez que vários telecentros, escolas e outros
serviços de acesso livre fecharam. Neste período as mudanças estiveram predominantemente
no trabalho, na socialização das relações sociais, no aprendizado online, entre outros. Tudo
isso ressignificou a palavra ‘remoto’, tornando-a das mais comuns do período. É necessário,
mais do que nunca, enfrentar os atuais desafios da transformação digital na sociedade,
buscando que todos tenham direito de acesso, a fim de não terem cerceados outros direitos
fundamentais como a educação. |