Abstract:
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A instituição esportiva, esporte moderno, reflete a sua prática na escola como ensino formal
por meio de técnicas e regras, visando relacionar, a partir da Educação Física progressista,
os valores da prática esportiva com a formação de um cidadão autônomo e crítico que
contribua para a sociedade. Nessa perspectiva diversos estudos discutem a inserção do
esporte na escola, procurando métodos que envolvam o aluno como um ser histórico, social
e político, através de novas metodologias críticas. No entanto, o(a) professor(a) exerce um
papel fundamental para atingir tal propósito, expondo aos alunos uma visão da realidade que
é colocada enquanto planeja e ministra suas aulas, sendo esse o foco dessa investigação.
Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender o papel social do(a) professor(a)
de educação física de uma escola da rede municipal pública de Florianópolis/SC frente ao
trato pedagógico e à ministração de aulas do conteúdo esportivo na escola. A pesquisa
apresenta uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo/exploratório, tendo como
instrumento de coleta dos dados a entrevista semiestruturada proposta a um professor de
Educação Física da escola. O critério de escolha do professor para a investigação deveu-se à
relevância de sua formação e de sua importância no âmbito da rede municipal de ensino.
Quanto à escolha da escola, esta deve-se ao fato de ela ser localizada em um bairro periférico
de Florianópolis e ser campo de Estágio Supervisionado para a formação de acadêmicos do
curso de licenciatura em Educação Física da UFSC. De acordo com os dados obtidos, o papel
social do professor de Educação Física em uma escola pública pode ser compreendido em
levar a cultura esportiva desmitificada, livre de valores capitalistas em função do alto
rendimento e que consiga a partir disso criar uma sociedade crítica, reflexiva e que dialogue
com seu meio. Em busca de melhores condições para que o aluno entenda, no seu todo, a
influência desta cultura que está presente a todo momento de sua vida através das mídias e
ciclo sociais. Assim, esperamos que esta pesquisa contribua com a produção de
conhecimento, sobretudo com a prática docente de professores de Educação Física no
conteúdo esportivo. |