Abstract:
|
A produção habitacional formal, por suas características e especificidades, ocupa um papel destacado na organização do espaço urbano e projeta sobre ele as relações capitalistas. Se o metabolismo socioeconômico mais geral se altera, também se altera o modo de produção do espaço urbano e da moradia.
Esta pesquisa tem por objetivo compreender as principais transformações dos produtos imobiliários residenciais no Distrito Sede de Florianópolis, a partir do estudo de três tipologias: loteamentos, condomínios horizontais e condomínios verticais, no período compreendido entre 1981 e 2010.
A partir da produção imobiliária residencial, procurou entender como as transformações mais gerais do sistema socioeconômico modificam - mas também se adaptam - ao tocarem territórios concretos, repletos de história, de conflitos e de interesses não necessariamente alinhados entre si.
A pesquisa parte da hipótese de que nas últimas décadas os produtos imobiliários residenciais sofreram transformações importantes, em parte como respostas às mudanças no metabolismo do capitalismo em sua versão neoliberal e financeirizada; em parte condicionada por aspectos específicos de Florianópolis: seu território, seus agentes, suas instituições, seus conflitos e relações de poder. |