dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ribas, Michele Caroline de Souza |
|
dc.contributor.author |
Schopf, Edu Fiorin |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-01T20:06:01Z |
|
dc.date.available |
2022-04-01T20:06:01Z |
|
dc.date.issued |
2022-03-18 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233411 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A prática insuficiente de atividade física por adolescentes vem crescendo cada vez mais e com
a pandemia da COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2, isso agravou ainda mais a vida
dos adolescentes, principalmente com o ensino realizado de forma remota. Também com mais
tempo em casa devido as restrições, além de algumas práticas de atividade física limitadas. Com
isso, o presente estudo tem como objetivo comparar a prática de atividade física em diferentes
domínios (lazer, escola, transporte e atividades domésticas) antes e durante a pandemia de
Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul. Trata-se
de pesquisa transversal que apresenta abordagem quantitativa, de caráter descritivo, tendo como
instrumento de coleta o questionário estruturado, adaptado do questionário IPAQ, composto de
questões abertas e fechadas, no qual tratou de perguntas para compreender se os adolescentes
praticam ou não determinado domínio da atividade física e quanto tempo despenderam desses
domínios (deslocamento, escola, lazer, atividades domiciliares), antes e durante a pandemia.
Entre os critérios de inclusão, os adolescentes deveria estar no ensino médio e ter entre 14 e 19
anos. A partir dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, a coleta contou com 98
participantes, sendo 48 do sexo masculino e 50 do sexo feminino, em que participaram três
turmas do 1º ano, uma do 2º ano e duas do 3º ano. A análise dos dados foi efetuada no software
SPSS sendo utilizado em todas as análises o nível de significância de 5%. Os resultados
evidenciaram que no momento anterior ao da pandemia os adolescentes de ambos os sexos
eram insuficientemente ativos, com medianas de 225 min para os meninos e 165 min para as
meninas. Em relação aos domínios, identificou-se que os meninos tiveram diferença
significativa na mediana nos domínios de deslocamento (45 min pré e 20 min durante) e escolar
(45 min pré e 0 min durante), já as meninas apenas no domínio escolar (45 min pré e 15 min
durante). Ambos os sexos tiveram redução do tempo total de prática de atividade física, sendo
a mediana de 165 min para os meninos e 150 para as meninas durante a pandemia. No que se
refere as principais atividades físicas praticadas, identificou-se que antes da pandemia eram
mais realizadas o futebol, o vôlei e a caminhada; e durante a pandemia se manteve o futebol e
caminhada, contudo, incluiu-se os exercícios em casa. No geral, no momento anterior e durante
a pandemia da COVID-19, os adolescentes não cumpriram com as recomendações da OMS.
Conclui-se que os adolescentes foram considerados insuficientemente ativos fisicamente e os
meninos se dispõem mais para a prática de atividades físicas no lazer do que as meninas.
Também ficou evidente que a pandemia contribuiu para um aumento de atividades físicas
realizadas em casa e por fim, ficou evidente que durante o período anterior ao da pandemia, os
meninos foram mais ativos do que as meninas, sendo a principal causa um maior tempo
dispendido na prática de atividade física no lazer. Diante disso, foi possível verificar que a
pandemia contribuiu para um menor tempo de prática em quase todos os domínios, embora nem
todos de forma significativa. Por fim, espera-se que esse estudo contribua com informações
pertinentes para os professores em que analisem novas possibilidades de ensino em um possível
período de aulas remotas. Assim como os alunos compreendam que devem buscar mais a
prática de atividades físicas. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The insufficient practice of physical activity by adolescents has been growing more and more
and with the COVID-19 pandemic, a disease caused by SARS-CoV-2, this has further worsened
the lives of adolescents, especially with teaching carried out remotely. Also with more time at
home due to restrictions, in addition to some limited physical activity practices. Thus, the
present study aims to compare the practice of physical activity in different domains (leisure,
school, transport and domestic activities) before and during the Covid-19 pandemic in
adolescents from the public school system in Jaguari, Rio Grande do Sul. This is a cross sectional research that has a quantitative approach, of a descriptive nature, having as a collection
instrument the structured questionnaire, adapted from the IPAQ questionnaire, composed of
open and closed questions, in which it dealt with questions to understand whether or not
adolescents practice a certain domain of physical activity and how much time they spent in
these domains (commuting, school, leisure, home activities), before and during the pandemic.
Among the inclusion criteria, adolescents should be in high school and be between 14 and 19
years old. Based on the pre-established inclusion and exclusion criteria, the collection had 98
participants, 48 male and 50 female, in which three classes of the 1st year, one of the 2nd year
and two of the 3rd year participated. Data analysis was performed using SPSS software, with a
significance level of 5% being used in all analyses. The results showed that, before the
pandemic, adolescents of both sexes were insufficiently active, with a median of 225 min for
boys and 165 min for girls. Regarding the domains, it was identified that boys had a significant
difference in the median in the commuting (45 min pre and 20 min during) and school (45 min
pre and 0 min during) domains, while the girls only in the school domain (45 min. min before
and 15 min during). Both sexes had a reduction in the total time of physical activity, with a
median of 165 minutes for boys and 150 minutes for girls during the pandemic. Regarding the
main physical activities practiced, it was identified that before the pandemic, football,
volleyball and walking were more performed; and during the pandemic, football and walking
were maintained, however, exercises at home were included. Overall, at the time prior to and
during the COVID-19 pandemic, adolescents did not comply with WHO recommendations. It
is concluded that adolescents were considered insufficiently physically active and boys are
more willing to practice physical activities during leisure time than girls. It was also evident
that the pandemic contributed to an increase in physical activities carried out at home and
finally, it was evident that during the period before the pandemic, boys were more active than
girls, the main cause being a greater time spent at home. leisure time physical activity. In view
of this, it was possible to verify that the pandemic contributed to a shorter time of practice in
almost all areas, although not all in a significant way. Finally, it is expected that this study will
contribute with relevant information for teachers who analyze new teaching possibilities in a
possible period of remote classes. As well as students understand that they should seek more
the practice of physical activities. |
pt_BR |
dc.format.extent |
71 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Atividade Física |
pt_BR |
dc.subject |
Adolescentes |
pt_BR |
dc.subject |
Doença por Vírus COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Domínios |
pt_BR |
dc.title |
Comparação da prática de atividade física em diferentes domínios antes e durante a pandemia de Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.type |
other |
pt_BR |