Análise do valor de referência de veículos de passeio durante um período da pandemia do COVID-19

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Análise do valor de referência de veículos de passeio durante um período da pandemia do COVID-19

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Título: Análise do valor de referência de veículos de passeio durante um período da pandemia do COVID-19
Autor: Souza, Roberto Capelari de
Resumo: O transporte de passageiros e cargas no território brasileiro é fortemente dependente da malha rodoviária. De acordo com o Ministério de Infraestrutura, em Outubro 2020 o Brasil possuía cerca 107 milhões de veículos emplacados, entre carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus. A maior parte deste montante, cerca de 57 milhões, é composta por veículo de passeio que é um bem de consumo bastante apreciado e desejado pelo brasileiro. Porém, ao adquirir um automóvel normalmente é levado em consideração o fato de o veículo sofrer uma depreciação do seu valor ao longo do tempo. Dentro do contexto exposto, o presente trabalho, tem como propósito, analisar e comparar os valores de referência dos veículos das principais categorias, durante o período da pandemia de COVID-19. Para a realização dessa pesquisa será utilizada a tabela de preço médio de veículos (FIPE), a qual apresenta o preço médio dos veículos de acordo com as suas configurações e o ano modelo. A partir dos dados coletados uma planilha eletrônica foi confeccionada com todos os valores de referência coletados, e a partir destes dados, uma análise dos valores em relação ao período analisado foi efetuada. Ao final da análise, foi possível observar uma variação positiva nos valores de referência dos veículos que ocorreu devido à falta de componentes, como semicondutores, impossibilitando a produção de veículos novos.The transport of passengers and cargo in the Brazilian territory is heavily dependent on the road network. According to the Ministry of Infrastructure, in October 2020 Brazil had about 107 million vehicles with license plates, including cars, light commercial vehicles (picks and vans), trucks and bus. Most of this amount, around 57 million, is made up of a passenger vehicle, which is a consumer good much appreciated and desired by Brazilians. However, when purchasing a car, it is usually taken into account that the vehicle depreciates in value over time. Within the above context, the present work aims to analyze and compare the reference values of vehicles of the main categories, during the period of the COVID-19 pandemic. To carry out these research the average vehicle price table (FIPE) will be used, which shows the average price of vehicles according to their configurations and the model year. From the collected data, an electronic spreadsheet was made with all the collected reference values and from these data, the analysis of the variation of the values in relation to the analyzed period will be carried out. At the end of analysis, it was possible to observe a positive variation in the reference values of the vehicles that occurred due to the lack of components, such as semiconductors, making it impossible to produce new vehicles.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Automotiva.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232630
Data: 2022-03-17


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