Prevenção de afogamentos, técnicas de sobrevivência e salvamento aquático na atuação de professores de natação

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Prevenção de afogamentos, técnicas de sobrevivência e salvamento aquático na atuação de professores de natação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina. pt_BR
dc.contributor.advisor Marquardt, Lara Elena Gomes
dc.contributor.author Ramos, Rafael
dc.date.accessioned 2022-03-23T18:19:31Z
dc.date.available 2022-03-23T18:19:31Z
dc.date.issued 2022-03-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232627
dc.description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física - Bacharelado. pt_BR
dc.description.abstract Em todo o mundo, o número de pessoas que perdem suas vidas por afogamento é alarmante. A literatura evidencia que a prevenção é a melhor estratégia, assim como ensino de habilidades aquáticas e a consciência sobre o risco do afogamento tendem a diminuir os casos. Com isso, pode ser destacado o papel do professor de Educação Física, em especial, os professores de natação, os quais, além de precisar conhecer as técnicas de salvamento aquático, atuam no ambiente ideal para tratar do assunto por meio do ensino. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi verificar se o conhecimento sobre técnicas de sobrevivência, de salvamento aquático e prevenção de afogamentos é empregado na atuação de professores de natação. Trata-se de um estudo qualitativo com desenho exploratório e descritivo, o qual envolveu os seguintes passos: (1) entrevista semiestruturada com três professores de natação; (2) transcrição de cada entrevista; (3) devolução da entrevista transcrita para os participantes para validação de conteúdo e (4) após o retorno dos participantes, foi empregada a análise de conteúdo. Foi encontrado que os professores ensinam quase todas as habilidades aquáticas importantes para segurança no ambiente aquático, embora não saibam da importância de todas. Também ficou evidente que esse assunto foi pouco abordado durante a graduação dos participantes, levando os professores a adquirirem tal conhecimento por meio de formação continuada. Além disso, os professores já passaram por situações em que tiveram que entrar na água para ajudar alguém em perigo em seus locais de trabalho, porém nunca tiveram que intervir com o tratamento de um afogado fora da água, mas creem que saberiam lidar de forma correta. pt_BR
dc.format.extent 54 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Segurança pt_BR
dc.subject Habilidades aquáticas pt_BR
dc.subject Nadar pt_BR
dc.title Prevenção de afogamentos, técnicas de sobrevivência e salvamento aquático na atuação de professores de natação pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia Rafael Ramos.pdf 500.4Kb PDF View/Open TCC_Rafael_Ramos

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