dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Rosilene de Fátima Koscianski da |
|
dc.contributor.author |
Ignési, Samara da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-21T20:02:04Z |
|
dc.date.available |
2022-03-21T20:02:04Z |
|
dc.date.issued |
2021-10-19 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232501 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado: “Quando o assunto (não) está na
„ponta da língua‟: a abordagem da Educação Ambiental para crianças de uma cidade com
comunidades rurais” apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral:
analisar as abordagens de ensino em Educação Ambiental, buscando compreender se as
formas pelas quais o conhecimento científico sobre preservação da natureza é trabalhado na
escola dialoga com o saber que os alunos possuem e com a cultura da comunidade
circundante. Esse objetivo geral se desdobrou em três objetivos específicos: destacar a
abordagem da Educação Ambiental nos documentos que orientam o Ensino de Ciências na
Educação Básica; caracterizar a abordagem do processo ensino-aprendizagem nas propostas
de atividades escolares sobre a temática e, problematizar os modos de apresentação dos
elementos da natureza para as crianças, buscando compreender qual a melhor maneira de lidar
com essa pauta juntamente com os professores locais. A temática foi investigada com uma
pesquisa de campo desenvolvida nas duas unidades escolares do município de Ermo-SC,
Escola Municipal João Moro e Escola de Educação Básica Pedro Simon, com a participação
de três professoras e 39 alunos. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista com as
professoras e de um questionário para os alunos do 5º e do 6º ano. Essa investigação tem sua
justificativa pautada no relevante papel que a escola tem na formação do aluno que reside na
área rural; na importância de abordar, na escola, a Educação Ambiental em seus vários
aspectos e como temática essencial para Ermo-SC, cidade predominantemente agrícola. Como
resultados da pesquisa verificou-se que a abordagem escolar no ensino de Educação
Ambiental é uma das principais formas de conscientizar as crianças sobre a preservação do
meio ambiente local/global; de trabalhar os diferentes aspectos que envolvem a relação do ser
humano com a natureza construindo atitudes de empatia e sustentabilidade uma vez que,
embora os alunos apresentem um discurso de preservação do meio ambiente e de cuidado
com os animais, as respostas presentes nos questionários apontam que a importância é dada,
principalmente, por seu valor econômico. O diálogo com as professoras apontou fortemente
para a necessidade de adotar uma abordagem Sócio-Cultural, porém, isso não é exemplificado
de forma clara e/ou consistente. Na análise da entrevista com as professoras foi identificado
uma busca por abordagens teóricas que possam auxiliá-las no trabalho com a Educação
Ambiental, uma das professoras faz menção e exemplifica a Abordagem Ecológica, com
discursos genuínos, importantes, porém pouco reflexivos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This Course Conclusion Paper entitled: "When the subject (is not) at the tip of the language:
the approach of Environmental Education for children in a city with rural communities"
presents the results of a research that aimed at the general objective: to analyze the teaching
approaches in Environmental Education, seeking to understand the ways in which scientific
knowledge about nature preservation is worked in the school dialogues with the knowledge
that students have and with the culture of the surrounding community. This general objective
was based on three specific objectives: to highlight the approach of Environmental Education
in the documents that guide the Teaching of Sciences in Basic Education; to characterize the
approach of the teaching-learning process in the proposals of school activities on the theme
and, problematize the ways of presenting the elements of nature to children, seeking to
understand the best way to deal with this agenda together with local teachers. The theme was
investigated with a field research developed in the two school units of the municipality of
Ermo-SC, Escola Municipal João Moro and Escola de Educação Básica Pedro Simon, with
the participation of three teachers and 39 students. Data collection was performed through an
interview with the teachers and a questionnaire for the students of the 5th and 6th grade. This
investigation has its justification based on the relevant role that the school has in the training
of the student who resides in the rural area; in the importance of addressing, at school,
Environmental Education in its various aspects and as an essential theme for Ermo-SC, a
predominantly agricultural city. As results of the research, it was found that the school
approach in the teaching of Environmental Education is one of the main ways to raise
children's awareness about the preservation of the local/global environment; to work on the
different aspects that involve the relationship between the human being and nature,
constructing attitudes of empathy and sustainability, since, although the students present a
discourse of preservation of the environment and care for animals, the answers present in the
questionnaires indicate that the importance is given, mainly, for its economic value. The
dialogue with the teachers strongly pointed to the need to adopt a Socio-Cultural approach,
however, this is not clearly and/or consistently exemplified. In the analysis of the interview
with the teachers, a search for theoretical approaches that can help them in the work with
Environmental Education was identified, one of the teachers mentions and exemplifies the
Ecological Approach, with genuine, important but not reflective discourses. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental. Abordagem de Ensino. Conhecimento Científico |
pt_BR |
dc.title |
Quando o assunto (não) está na “ponta da língua”: a Abordagem da Educação Ambiental para crianças de uma cidade com comunidades rurais |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |