Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto

DSpace Repository

A- A A+

Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto

Show full item record

Title: Padronização de uma ferramenta para aferir atenção de estudantes em aulas expositivas: estudo piloto
Author: Perini, João Paulino
Abstract: A atenção é a seleção de estímulos de maneira rápida e contínua por um período de tempo e, se relevantes, os estímulos serão priorizados para responder adequadamente a uma tarefa. O sistema nervoso está constantemente recebendo uma vasta quantidade de estímulos sensoriais e a capacidade de processamento dessas informações é limitada. Para a computação adequada dos estímulos, o sistema nervoso ?filtra? as informações relevantes em detrimento das que não são importantes para a execução de uma tarefa. Assistir uma aula expositiva é uma tarefa que demanda do indivíduo selecionar as informações importantes e desprezar estímulos distratores. Está bem caracterizado que a atenção em tarefas varia durante um período de tempo. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil atencional de alunos de graduação enquanto assistiam a uma vídeo aula expositiva de 20 minutos. Usando o paradigma de tempo de reação a estímulos, 26 voluntários assistiram a vídeo aula enquanto respondiam a estímulos visuais, com o objetivo de identificar os períodos de atenção e desatenção. Um teste foi usado para medir a retenção das informações do conteúdo da aula. Em geral, o grau de atenção e retenção das informações na aula foi alto, entretanto, atenção diminuiu na última parte da aula. Os dados comportamentais mostram que os tempos de reação variaram ao longo do vídeo, sugerindo que poderiam acompanhar o grau de atenção. A atenção durante aulas expositivas pode ser modulada pelo aumento da sonolência e desmotivação.Abstract: Attention is the selection of stimuli quickly and continuously over a period of time and, if relevant, the stimuli will be prioritized to respond appropriately to a task. The nervous system is constantly receiving a vast amount of sensory input and the ability to process this information is limited. For the proper computation of stimuli, the nervous system ?filters? relevant information to the detriment of information that is not important for the execution of a task. Attending an expository class is a task that requires the individual to select important information and disregard distracting stimuli. It is well characterized that attention to tasks varies over a period of time. This study aimed to characterize the attention profile of undergraduate students while watching a 20-minute lecture video. Using the stimulus reaction time paradigm, 26 volunteers watched a video class while responding to visual stimuli, with the aim of identifying periods of attention and inattention. A test was used to measure retention of information from the lesson content. In general, the degree of attention and retention of information in class was high, however, attention decreased in the last part of the class. Behavioral data show that reaction times varied throughout the video, suggesting they could track the degree of attention. Attention during lectures can be modulated by increased drowsiness and lack of motivation.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Neurociências, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231236
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PGNC0344-D.pdf 3.935Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar