A liderança pelo olhar do líder: modelos mentais sobre liderança em organizações intensivas em conhecimento

DSpace Repository

A- A A+

A liderança pelo olhar do líder: modelos mentais sobre liderança em organizações intensivas em conhecimento

Show full item record

Title: A liderança pelo olhar do líder: modelos mentais sobre liderança em organizações intensivas em conhecimento
Author: Adriano, Bruna Manuela
Abstract: Os modelos mentais (MM) podem ser definidos como estruturas organizadas de conhecimento que permitem que os indivíduos compreendam e formem expectativas sobre o funcionamento de um sistema. Dada sua característica, eles influem no modo como os líderes interpretam o seu contexto atual (MM descritivo) e estabelecem a visão sobre o futuro para seu grupo (MM prescritivo). Nesta pesquisa investiguei os modelos mentais que os líderes constroem sobre a liderança (MM da liderança), os quais representam suas compreensões a respeito de qual é o papel do líder, dos liderados e sobre o funcionamento da relação entre líderes e liderados. Assim, o problema que orientou esta pesquisa foi o seguinte: quais são os modelos mentais sobre liderança de líderes de Organizações Intensivas em Conhecimento (OICs)? A partir de um estudo baseado no método da pesquisa narrativa, entrevistei nove líderes de OICs, homens e mulheres, e a partir das histórias narradas pelos entrevistados busquei alcançar o objetivo desta pesquisa, que foi elicitar e analisar os MM sobre liderança dos líderes de OICs. Todos os entrevistados possuem oito anos ou mais de experiência como líderes de OICs e relataram suas histórias de vida como líderes e também as metáforas que eles associam com a liderança. Após elicitar e analisar os modelos mentais sobre a liderança dos entrevistados, verifiquei que todos eles elaboraram um modelo mental sobre a liderança, que eles utilizam para explicar e para formar expectativas sobre como as relações de liderança ocorrem. Defendo que estes modelos mentais não se confundem com outras categorias discutidas pela literatura, como as teorias implícitas da liderança ou com o mindset da liderança. A partir do MM sobre liderança dos entrevistados, proponho que as relações de liderança são melhor representadas por um pentagrama, no lugar da clássica tríade líder-liderado-liderança. Este pentagrama inclui além dos três elementos ?clássicos?, também os objetivos pessoais tanto do líder e dos liderados. Verifiquei também que os líderes mais maduros, em termos de idade, mas principalmente em termos da experiência como líder, possuem modelos mentais mais complexos, que são caracterizados especialmente por um conjunto maior de elementos relacionados aos papeis dos liderados dentro da relação de liderança. Por fim, destaco como as metáforas da liderança apresentadas pelos entrevistados contribuem para compreender seus modelos mentais e para representá-los de uma maneira mais simplificada e figurativa.Abstract: Mental models (MM) can be defined as organized structures of knowledge that allow individuals to understand and form expectations about how a system works. Given their characteristics, MM influence the way leaders interpret their current context (descriptive MM) and establish the future vision for their group (prescriptive MM). In this research I investigated the mental models that leaders form on leadership (leadership MM), which represent their understandings about what is the role of a leader, followers and about how the relationship between leaders and followers works. Therefore, the problem that guided this research was this one: what are the leadership mental models from Knowledge Intensive Organizations? (KIOs) leaders? By a study based on narrative research method I interviewed nine KIOs leaders, men and women, and by the stories they told I tried to reach the objective of this research, which was to elicit and analyze the leadership mental models from the interviewees. All the interviewees have eight years or more of experience as KIOs leaders and they told their life stories as leaders and also the metaphors they associate with leadership. After eliciting and analyzing the interviewees mental models, I verified that all of them have created a leadership mental model, which they use to explain and to form expectations on how the leadership relations occur. I defend that these mental models are not to be confused with other categories discussed by literature, such as the leadership implicit theories or the leadership mindset. By the leadership mental model of the interviewees, I propose that the leadership relationships are better represented as a pentagram, instead of the classical leader-follower-common goal triad. This pentagram includes beyond these three ?classical? elements also the personal goals from the leader and from the followers. I also verified that the more mature a leader is, in terms of his/her age, but mostly in terms of the experience as a leader, the more complex are their mental models, which are characterized especially by a larger set of elements related to the roles of the followers in the leadership relation. Finally, I highlight how the leadership metaphors presented by the interviewees contribute to understand their mental models and representing them in a more simplified and figurative form.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231189
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0978-T.pdf 5.928Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar