O conhecimento camponês das fases da lua e suas aplicações na propriedade: vislumbrando possibilidade de práticas pedagógicas no ensino fundamental.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O conhecimento camponês das fases da lua e suas aplicações na propriedade: vislumbrando possibilidade de práticas pedagógicas no ensino fundamental.

Mostrar registro completo

Título: O conhecimento camponês das fases da lua e suas aplicações na propriedade: vislumbrando possibilidade de práticas pedagógicas no ensino fundamental.
Autor: Aviz, Joel de
Resumo: As atividades que os são desenvolvidas pelas famílias na produção de alimentos com base nas fases da Lua nas localidades de Rio Negrinho e Monte Castelo no Planalto Norte Catarinense, e a possibilidade da aplicação destas práticas no Ensino Fundamental, aproximando os conteúdos didáticos da vida do estudante, e motivando o aprendizado e a valorização dos saberes populares, somados ao resgate deste conhecimento é o objetivo da pesquisa desenvolvida com agricultores e pecuaristas de forma dialogada e com perguntas direcionadas, demonstram que a observação das fases da Lua na realização de atividades como plantio, poda, manejo de animais é utilizada e repassada por gerações nas famílias camponesas da região. A compilação e registro destes saberes e o relacionamento com os conteúdos didáticos permitiram sugerir sua utilização como tema transversal e projetos multidisciplinares nas escolas do campo.The activities carried out by families in the production of food based on the Moon phases in the localities of Rio Negrinho and Monte Castelo in the North Plateau of Santa Catarina, and the possibility of applying these practices in Elementary School, bringing the didactic contents of the student's life together , and motivating the learning and appreciation of popular knowledge, added to the rescue of this knowledge, is the objective of the research carried out with farmers and ranchers in a dialogued manner and with directed questions, demonstrate that the observation of the phases of the Moon in carrying out activities such as planting, pruning, management of animals is used and passed on for generations in peasant families in the region. The compilation and recording of this knowledge and the relationship with the didactic contents allowed us to suggest its use as a cross-cutting theme and multidisciplinary projects in rural schools.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Educação do Campo
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230813
Data: 2021-12-08


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC.pdf 989.3Kb PDF Visualizar/Abrir TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar