Abstract:
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O adjetivo “onírico” é frequentemente utilizado para falar sobre a obra de
Lynch, as traduções brasileiras de Mulholland Drive (Cidade dos Sonhos, 2001) e
Inland Empire (Império dos Sonhos, 2006) são exemplares dessa percepção que
muitas pessoas têm ao assistir aos filmes. De fato, é possível observar que apesar da
grande variedade de temas, tanto nas imagens quanto na narrativa, os filmes de
Lynch possuem uma qualidade que remete ao tecido de que são feitos os sonhos.Suas histórias quase sempre contêm um acontecimento central que altera
fundamentalmente a estrutura mimética do filme, em The Elephant Man (1980) John Merrick vira uma pessoa normal, em Lost Highway
(1997) Fred Madison se torna outra pessoa, em Dune (1984)
Paul Atreides assume controle sobre a Natureza em sua volta, fazendo chover no
deserto. Esses exemplos estão intrinsicamente relacionados à satisfação de desejos
dos personagens, que atravessam as fronteiras entre o mundo concreto (da
insatisfação) e o mundo da fantasia ou do sonho. Enquanto chave interpretativa, a estrutura dos sonhos também se manifesta
na organização do enredo, fazendo com que a audiência questione a verossimilhança
daquilo que está assistindo. |