Abstract:
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O presente artigo tem como tema a Residência Multiprofissional em Saúde e objetiva analisar
a compreensão sobre o curso de residência a partir da perspectiva dos atores envolvidos:
residentes, preceptoras(es) e tutoras(es) da Residência Multiprofissional Integrada em Saúde
(RIMS) do HU/EBSERH/UFSC. Além disso, o estudo busca verificar a percepção desses
atores em relação aos papéis desenvolvidos pelos três segmentos participantes, no que diz
respeito às funções desempenhadas no programa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
exploratória e descritiva com aplicação de entrevista para coleta, interpretação e análise dos
dados primários. Os resultados apontam visões heterogêneas sobre as funções desempenhadas
pelas(os) residentes, preceptoras(es) e tutoras(es), além de evidenciarem a existência de
dúvidas acerca dos papéis. Conjuntamente, os sujeitos de pesquisa indicam sobrecarga de
trabalho, adoecimento mental e carência de apoio institucional. Ademais, buscou-se com a
pesquisa agregar aos estudos já realizados nessa área, a fim de contribuir para a produção de
conhecimentos que visem difundir um modelo de residência fundamentado nos princípios do
Sistema Único de Saúde e da reforma sanitária, e com posição intransigente à precarização do
trabalho em saúde |