Abstract:
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Introdução: a prematuridade é um fator de risco biológico para o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. A fim de diminuir esse risco, o contexto ambiental pode ser determinante para alcance de um pleno desenvolvimento infantil. Objetivos: descrever características clínicas e sociodemográficas de crianças nascidas prematuras. Além disso, verificar a existência de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, problemas de comportamento e de associação entre essas variáveis. Métodos: estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Catarina. Foram incluídos pré-termos de 4 a 65 meses de 6 centros de educação infantil de Araranguá, Santa Catarina. O desenvolvimento global foi avaliado pelo Teste de Triagem de Desenvolvimento Denver II e o comportamento pelo Survey of Wellbeing of Young Children. A condição socioeconômica das famílias foi obtida pela Classificação Socioeconômica da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Para verificar a existência de associação entre os desfechos, utilizou-se o teste exato de Fisher, considerando p ≤ 0,05. O programa Epi Info™ foi utilizado para a análise dos dados. Resultados: participaram 33 pré-termos, 51% do gênero feminino. A maioria eram pré-termos tardios (70%), seguido dos moderados (27%) e prematuros extremos (3%). Quanto à classificação socioeconômica, a maior parte das famílias (57%) estava inserida na classe C. Verificou-se que 27% das crianças apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, sendo o domínio linguagem (27%) o mais prejudicado, seguido de motor fino (18%), pessoal-social (15%) e motor grosso (12%). Triagem positiva para problemas de comportamento ocorreu em 9% da amostra. Somente 21% dos cuidadores expressaram preocupação com o desenvolvimento e comportamento das crianças. Foi encontrada associação entre a suspeita de problemas de comportamento e o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (p = 0,01). Conclusão: foram encontrados índices significativos de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na amostra avaliada. Identificou-se também que pré-termos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor estão mais suscetíveis a problemas de comportamento. Implicações clínicas: conhecer estes resultados possibilita desenvolver estratégias de prevenção e intervenção precoce a essa população. |