Abstract:
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Introdução: o acompanhamento do desenvolvimento de recém-nascidos prematuros é essencial, pois permite a detecção precoce de riscos e gera a possibilidade de intervenções e encaminhamento para profissionais especializados. Durante a pandemia da COVID-19, a avaliação dessas crianças de forma presencial foi limitada devido às regras de isolamento, entretanto tornou-se necessário a implementação de uma nova maneira de vigilância. Objetivos: avaliar a aplicabilidade e os resultados da Avaliação Neurológica de Hammersmith em recém-nascidos prematuros de forma remota durante o cenário pandêmico da COVID-19. Métodos: trata-se de um estudo piloto de caráter transversal, realizado entre 11 de março a 12 de maio de 2021, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram do estudo crianças entre zero e sete meses de idade corrigida, residentes no extremo sul do estado de Santa Catarina, Brasil. Previamente à teleconsulta, e com o auxílio de uma boneca, o avaliador demonstrou a intervenção que os cuidadores necessitavam realizar com a criança. A classificação do entendimento das informações repassadas aos cuidadores para realizar o procedimento foi desempenhada pelos avaliadores que acompanharam todo o procedimento de forma síncrona. Resultados: a amostra foi composta por 5 crianças, com idade corrigida média de 13 semanas e 5 dias e desvio padrão de 12,4 semanas, 60% do sexo masculino. A ferramenta demonstrou desenvolvimento típico de todos os participantes. Por meio da análise dos avaliadores, foi observado que todos os cuidadores apresentaram entendimento e manejo correto das manobras necessárias para realizar a Avaliação Neurológica de Hammersmith de forma adequada após a explicação do terapeuta. Conclusão: Com isso, conclui-se que a aplicação desse exame neurológico pode ser utilizada no formato remoto e todas as crianças apresentaram desenvolvimento típico. Implicações clínicas: por meio da aplicação do exame neurológico remotamente durante a pandemia da COVID-19 permite-se a identificação de alterações no desenvolvimento infantil. |