Abstract:
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O objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior. |