Abstract:
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A pandemia do coronavírus (COVID-19) afetou diretamente a internacionalização da educação superior, suspendendo a mobilidade acadêmica e fechando as fronteiras dos países. O presente artigo buscou entender a relevância da comunicação organizacional no auxílio de ações em relação à internacionalização das universidades brasileiras durante a crise provocada pela pandemia. Foi realizada uma pesquisa documental e exploratória em documentos oficiais, portais e sítios eletrônicos, redes sociais e notícias publicadas em jornais virtuais. Cinco universidades brasileiras melhor colocadas em rankings nacionais e internacionais quanto ao aspecto de sua internacionalização compuseram o universo da pesquisa. As informações analisadas durante o período de março a julho de 2020 concluíram que a totalidade das Instituições de Educação Superior (IES) investigadas tiveram suas atividades interrompidas, com a modalidade virtual de ensino estabelecida. Os meios de comunicação mais utilizados foram as redes sociais, seguidos dos sítios eletrônicos e jornais virtuais. As IES tiveram o cuidado de respeitar a autonomia dos países e instituições parceiras, e a liberdade de escolha dos estudantes quanto à tomada de decisão pela interrupção ou não de suas mobilidades acadêmicas. |