dc.contributor.author |
MARTINS, GEORGIA CAROLINA CARVALHO |
|
dc.contributor.author |
OLIVEIRA, CARLA CAROLINA DIAS DE |
|
dc.contributor.author |
FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-03T18:37:02Z |
|
dc.date.available |
2021-12-03T18:37:02Z |
|
dc.date.issued |
2021-11-25 |
|
dc.identifier.isbn |
978-85-68618-08-0 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230272 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico aplicado na lógica das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras a partir de 1977, com a nova política de avaliação de pós-graduação instituída pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Partindo do conceito de trabalho produtivo e reprodutivo, pretendemos estabelecer uma relação entre a lógica produtivista neoliberal aplicada à universidade enquanto organização e a estreita relação com a política de avaliação no Brasil. Dessa forma, o fio condutor da argumentação propõe acompanhar a construção histórica da universidade, ressignificada sob o sistema capitalista neoliberal e gerida por instrumentos de avaliação quantitativa que atendem uma concepção mercadológica de educação. Para embasar esta reflexão, a metodologia se desenvolve baseada em historicizar o objeto (universidade) e a partir de análise bibliográfica. Como resultados preliminares, o texto traz uma análise referenciada pela bibliografia sobre a sociedade do conhecimento com reflexões sobre a lógica capitalista mercadológica de produtividade em ambiente acadêmico e as interfaces com a avaliação, vista como instrumento a serviço desta lógica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
INPEAU/UFSC |
pt_BR |
dc.title |
PRODUTIVISMO NAS UNIVERSIDADES: A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA LÓGICA NEOLIBERAL PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |