Abstract:
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O objetivo desse artigo é construir a estrutura intelectual e de redes sociais das comunidades científica empenhadas, nas últimas décadas, nos estudos sobre a internacionalização da Educação Superior. Para tanto, como estratégia metodológica utilizamos a análise de base bibliométrica da produção científica no período de 1998 a 2020, nas bases de dados da Web of Science (WOS) e Scielo. Por meio do estudo bibliométrico obtivemos um panorama de todas as publicações na temática perfazendo uma amostragem de 815 artigos. Detectou-se que 50% do total analisado da produção sobre internacionalização localiza-se entre China, Brasil e Estados Unidos. No que versa as publicações em coautoria a China mantém maior protagonismo sendo a Universidade de Hong Kong a instituição com maior afiliação. No Brasil destaca-se Marília Costa Morosini como a pesquisadora mais referenciada colocando em evidência as instituições UFRGS e PUC/RS. Por fim, destacamos que os estudos sobre o tema vêm crescendo nos últimos cinco anos e o Brasil vem estabelecendo redes, sobretudo, com a China, o Reino Unido, o Canadá, a Rússia, Portugal, Japão e África do Sul. |