Abstract:
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Este trabalho aborda investigações acerca de resolução de problemas e problemas abertos no
Ensino de Física no âmbito de disciplinas de Estágio Supervisionado, realizados em turmas de
segunda série do ensino médio, tendo como objetivo principal analisar o envolvimento e as
dificuldades dos alunos em tais práticas. Os fracassos observados em avaliações baseadas em
resolução de problemas demonstram a necessidade de se trabalhar este assunto em sala de
aula por parte do professor e de toda a escola. Muitos estudantes, sem uma preparação para
tal, são incapazes de resolver problemas de lápis e papel e problemas abertos em física. Entre
outros benefícios, a resolução de problemas contribui para o aprendizado da teoria, para
dinamizar a aula e para formar cidadãos mais conscientes do mundo ao seu redor e do
impacto de suas ações nele, inclusive fora de sala de aula. A resolução de problemas abertos
vai ao encontro de posições filosóficas que defendem uma postura mais ativa do aluno
durante o processo de ensino-aprendizagem. Conclui-se então que a resolução de problemas,
principalmente os abertos, é uma ferramenta útil em vários aspectos no processo de ensinoaprendizagem, além de ser de baixo custo material, ou seja, não demanda a presença de
grandes recursos, podendo ser trabalhada em praticamente qualquer escola |