dc.contributor.author |
Lisboa, Amanda |
|
dc.contributor.author |
Santos, Mauricio Jacobi dos |
|
dc.contributor.author |
Teixeira, Edival Sebatião |
|
dc.contributor.author |
Trindade, Fernanda |
|
dc.contributor.author |
Zangrande, Helen Junara Balbinotti |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-04T22:52:55Z |
|
dc.date.available |
2021-11-04T22:52:55Z |
|
dc.date.issued |
2020-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229639 |
|
dc.description.abstract |
Considerando que as representações sociais são um sistema de valores ideias e práticas que orientam
as pessoas em seu cotidiano, e que não há desacordo sobre o fato de que ações educativas influenciam
comportamentos e atitudes das pessoas, desenvolveu-se o estudo apresentado neste artigo. O objetivo
da investigação foi analisar as representações sociais de natureza de um grupo de estudantes de
Licenciatura em Letras de uma universidade federal. Participaram voluntariamente da pesquisa 48
jovens, matriculados no segundo e terceiro período do curso. Para a coleta de dados foi utilizada uma
técnica de evocação livre de palavras, cujo termo indutor era NATUREZA. Os dados obtidos foram
tratados por uma planilha eletrônica de cálculo, através de procedimentos para identificação do
núcleo central das representações sociais pesquisadas. Os resultados obtidos sugerem que o embrião de uma consciência diferenciada daquela que dicotomiza sociedade e natureza está se formando nos
participantes da pesquisa. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Considering that social representations are a system of values, ideas and practices that guide people
in their daily lives, and that there is no disagreement about the fact that educational actions influence
people's behaviors and attitudes, the study presented in this article was developed. The aim of the
investigation was to analyze the social representations of nature of a group of undergraduate
students of Letters at a federal university. 48 young people voluntarily participated in the research,
enrolled in the second and third term of the course. For data collection, a free word evocation
technique was used, whose inducing term was NATURE. The data obtained were processed by an
electronic spreadsheet, through procedures to identify the central nucleus of the social
representations surveyed. The results obtained suggest that the embryo of a consciousness
differentiated from that which dichotomizes society and nature is forming in the research
participants. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Representações Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Natureza |
pt_BR |
dc.subject |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.title |
O olhar à natureza: representações sociais sobre natureza de acadêmicos de Licenciatura em Letras |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The look at nature: social representations about nature of undergraduate students of Letters |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |