Abstract:
|
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise quantitativa e qualitativa de pesquisas de mestrado e doutorado, cadastradas, e defendidas até a data deste projeto, na base de dados do currículo Lattes do Prof. Dr. José Hélder Pinheiro Alves (UFCG) , da Prof.ª Dr.ª Maria Amélia Dalvi Salgueiro (UFES) e da Prof.ª Dr.ª Neide Luzia de Rezende (USP), pesquisadores vinculados ao GT Literatura e Ensino, da ANPOLL – Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística. A questão de pesquisa é o que os pesquisadores de programas de pós-graduação relacionados à área de literatura e ensino têm produzido nos últimos anos? É uma pesquisa fundamentada nos estudos de Estado da Arte (FERREIRA, 2002) que pretender mapear, através da leitura dos resumos, uma certa produção academia, a fim de responder sobre quais aspectos e dimensões vem sendo destacados e privilegiados em diferentes épocas e lugares, de que formas e em que condições têm sido produzidas essas dissertações de mestrado e teses de doutorado. A fundamentação teórica pauta-se nas reflexões sobre ensino de literatura e gramática (CHIAPPINI, 2004) e formação do leitor de literatura (ALVES, 2014). |