dc.contributor.author |
Ebang, Malorie Ndemengane |
|
dc.contributor.author |
Harbich, Loyde V. A. |
|
dc.contributor.author |
Hora, Karla Emmanuela R. |
|
dc.contributor.author |
Rocha, Dariane Gomes |
|
dc.contributor.author |
Vale, Danielle Sousa |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-15T22:55:45Z |
|
dc.date.available |
2021-10-15T22:55:45Z |
|
dc.date.issued |
2020-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229415 |
|
dc.description.abstract |
O ambiente físico da sala de aula deve propiciar aos usuários condições para se obter um adequado
desenvolvimento das atividades de aprendizado. Este estudo visa comparar as condiçõestérmicas de
uma sala de aula do Centro de aulas D, e uma sala do centro de aulas E, ambos implantados no
Campus Colemar Natal e Silva, UFG - Goiânia. As edificações possuem diferentes tipologias de
projeto, sistemas de ar condicionado e modelos de brise-soleil. O método para avaliação dos edifícios
consiste em: a) levantamento de dados climáticos – temperatura – por medições simultâneas; b)
simulação computacional por meio do software Design Builder para avaliação do desempenho da
edificação com condicionador de ar, ventilação natural e brise-soleil. Os resultados indicaram que
ambos os edifícios necessitam do uso do ar condicionado para obtenção de uma condição de conforto
térmico. Também foi possível perceber a importância do brise-soleil na edificação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The physical environment of a classroom should provide users the conditions to properly develop
learning activities. This study aims to evaluate the thermal performance of a Classroom in center of
classes D, and a Classroom in center of classes E, both project models implemented at the Colemar Natal e Silva Campus, UFG - Goiânia. The buildings have different design typologies, air
conditioning systems and brise-soleil models. The method for building evaluation consists of: a)
collecting climate data -temperature - by simultaneous measurements; b) Computer simulationusing
Design Builder software to evaluate the performance with the air conditioner, natural ventilation
and brise-soleil. Results indicate that both buildings use air conditioning to have a thermal comfort
condition. It was also possible to realize the importance of brise-soleil in the building. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Conforto ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Edifícios escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Design Builder |
pt_BR |
dc.title |
Conforto térmico e clima nas edificações das cidades: estudo do centro de aulas D e E da Universidade Federal de Goiás – UFG |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Thermal comfort and climate in buildings of cities: Case study of the center of classes D and E at the Federal University of Goiás – UFG |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |