Sobre parir e ver parir: estudando partos naturais através de uma perspectiva antropológica das técnicas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Sobre parir e ver parir: estudando partos naturais através de uma perspectiva antropológica das técnicas

Mostrar registro completo

Título: Sobre parir e ver parir: estudando partos naturais através de uma perspectiva antropológica das técnicas
Autor: Trindade, Tayná Teixeira Chaves
Resumo: Esta é uma etnografia realizada com mulheres que desejam vivenciar um parto natural e com profissionais que fornecem auxílio a elas nesta jornada. A pesquisa se desenvolveu através de participação em rodas de gestantes realizadas na cidade de Florianópolis, e também no ouvir da história de dez mulheres. O estudo está interessado nas práticas e técnicas envolvidas nos processos de preparação para parir. Seu objetivo central é compreender a eficácia do parto natural para as pessoas envolvidas, e como ela se constitui. O que elas estão fazendo? Como estão fazendo? E o que elas desejam? Para tal, se atenta às escolhas técnicas das gestantes e o processo de aprendizado para parir pelo qual estas mulheres passam. Aqui, conto a história da minha caminhada junto dessas mulheres e te convido a andar ao meu lado através da leitura. Nesta narrativa reflito sobre temas como a construção de conhecimento e o aprendizado de habilidades, a relação entre movimento e pensamento, a importância dos ritmos no fenômeno do parto e suas conexões com problemáticas sobre poder.Abstract: This is an ethnography carried out with women who want to experience a natural childbirth and with professionals who help them in this journey. The research was developed through participation in pregnant women's circles held in the city of Florianópolis, and also by hearing the story of ten women. The study is interested in the practices and techniques involved in the birth-preparation processes. Its main objective is to understand the effectiveness of natural childbirth for the people involved, and how it is constituted. What are they doing? How do they do it? And what do they want? To this end, attention is paid to the technical choices made by pregnant women and the learning process to give birth that these women go through. Here, I tell the story of my walk with these women and I invite you to walk beside me through reading. In this narrative, I reflect on themes such as the construction of knowledge and the learning of skills, the relationship between movement and thought, the importance of rhythms in the phenomenon of childbirth and their connections with issues about power.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229145
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PASO0546-D.pdf 2.714Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar