Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.

Mostrar registro completo

Título: Design e o ‘Vir-a-Ser’: Capacitação Científica e Tecnológica para Design Participativo, Questões Ambientais, Relações, Experiência e Contexto de Uso.
Autor: Batista, Andressa Foliatti; Dalmagro, Cassiano; Everling, Marli Teresinha; Neves, Antônio; Zamberlan, Helena Morgenstern
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a formação científica e tecnológica para o Design vinculada ao projeto Ethos-Design e Relações de Uso do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade da Região de Joinville (PPGDesign/Univille). A iniciativa configura-se como estratégia de translação do conhecimento entre a Pós-Graduação e Graduação em Design, bem como na efetivação de capacitação profissional considerando: estruturação de projetos de pesquisa, fundamentação teórico-analítica para pesquisa científica e tecnológica e desenvolvimento projetual de produtos e serviços. A metodologia está centrada na análise de casos conduzidos em 2019 e 2020, no intuito de alargar possibilidades para ações futuras. Os resultados abrangem um laboratório móvel de capacitação profissional, um serviço orientado para a produção e o consumo responsável de vestuário, uma proposta de produção autoral e um serviço educacional. Incluem ainda um olhar analítico sobre o processo de capacitação no intuito de aperfeiçoá-lo.The article aims to analyse the scientific and technological education for Design linked to the Ethos-Design and Use Relationships project of the Graduate Program in Design at the University of the Region of Joinville (PPGDesign / Univille). The proposal is configured as a strategy for transposing knowledge between undergraduate and graduate courses (considering research structure, theoretical and analytical fundamentals and Design development of products and services), , as well as carrying out professional training. The methodology is centered on case analysis conducted between 2019 and 2020, in order to expand possibilities for future actions. The results include a mobile training laboratory, a service oriented to responsible cloth consumption and production, an authorial Design process and an educational service, besides an analytical approach over the educational process aiming it's improvement.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228911
Data: 2021-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
VOLUME II --379-392.pdf 3.016Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo ENSUS 2021

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • ENSUS 2021 - IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto [152]
    O IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 e em 28 de maio, 04 e 11 de junho, com extensão das atividades. É um conferência nacional com participações internacionais. O ENSUS 2021 irá reunir professores, pesquisadores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afi A 9ª edição do evento, será realizada na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, de forma que o evento seja itinerante, o ocorra em um ano na sua sede e em outro, em uma instituição convidada. Em função de portaria da UFSC que impede atividades presenciais, o ENSUS 2021 também será virtual.ns.

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar