Alimentos ultraprocessados como tema para o ensino de química: uma abordagem cts

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Alimentos ultraprocessados como tema para o ensino de química: uma abordagem cts

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Richetti, Graziela Piccoli
dc.contributor.author Marco, Laís Tuani de
dc.date.accessioned 2021-10-08T13:06:28Z
dc.date.available 2021-10-08T13:06:28Z
dc.date.issued 2021-09-17
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228874
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou realizar uma abordagem CTS do tema alimentos ultraprocessados para apresentar as funções orgânicas, no contexto dos aditivos alimentares e com o auxílio de infográficos. Para isso, foi identificado o caráter CTS da temática, que apresentou grande potencialidade para discussões científicas, tecnológicas e sociais relacionadas ao cotidiano dos estudantes e que podem possibilitar uma formação para a cidadania. Também foi verificada a pouca recorrência do tema entre as pesquisas na área do ensino de química. A abordagem CTS foi realizada através de duas aulas na disciplina de química para estudantes do ensino médio na modalidade remota de ensino, utilizando, além de outros recursos, uma sequência de infográficos sobre o processamento dos alimentos, a classificação NOVA, os aditivos alimentares e a identificação dos alimentos e bebidas ultraprocessados. Nas aulas também foram apresentadas as funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas no contexto dos aditivos alimentares e foi realizada a análise do rótulo dos alimentos mais consumidos pela turma, classificando-os por grau de processamento. Tendo em vista avaliar a contribuição da abordagem CTS do tema no conhecimento dos estudantes sobre os alimentos ultraprocessados, foram aplicados questionários antes e após as aulas. Por meio destes foi verificado que uma parte expressiva dos estudantes não sabiam o que são os aditivos alimentares, não analisavam os alimentos que consomem e que a relação entre a química e os alimentos acontece, na maioria das vezes, através da tecnologia de conservação dos alimentos. Além disso, foi constatado que os estudantes preferiram aprender o conteúdo de química através de um tema do cotidiano e que a aula contribuiu na identificação dos alimentos e bebidas ultraprocessados. Outras questões abordadas nesta pesquisa são alguns dos desafios do ensino remoto, visto que o seu desenvolvimento se deu durante a pandemia da Covid-19. pt_BR
dc.format.extent 69 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Funções orgânicas pt_BR
dc.subject Aditivos alimentares pt_BR
dc.subject Infográfico pt_BR
dc.title Alimentos ultraprocessados como tema para o ensino de química: uma abordagem cts pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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Monografia - TCC 2 .docx1.pdf 1.292Mb PDF View/Open TCC 2 - VERSÃO FINAL

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