Abstract:
|
O presente trabalho tem por objetivo discutir e propor abordagens do ensino de Química de modo lúdico e contextualizado a partir de referências encontradas nas histórias em quadrinhos do personagem Batman. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em produções acadêmicas a fim de reconhecer as metodologias e propostas que já utilizaram quadrinhos no ensino de Química. Tendo em vista as possibilidades de aprendizagem e aproximação entre a linguagem dos quadrinhos e a dos jovens foi realizada uma pesquisa em revistas de histórias em quadrinhos do Batman em busca de material didático como alternativa a abordagens de ensino tradicionais. Na análise dos quadrinhos foi possível destacar aproximações com conteúdos relacionados à alotropia, propriedades coligativas, funções inorgânicas, espectro eletromagnético, doenças infecciosas, além de questões relacionadas à visão das ciências, segurança e manuseio de produtos químicos. Foram selecionados recortes de histórias em quadrinhos sobre temas com possibilidades de uso em sala de aula e elaboradas abordagens didáticas e propostas para o desenvolvimento de conteúdos de Química na educação básica. |