dc.contributor.author |
Barata, Tomás Queiroz Ferreira |
|
dc.contributor.author |
Doria, Alexia de Alcantara |
|
dc.contributor.author |
Matsuo, Amanda Harumi |
|
dc.contributor.author |
Menezes, Allan dos Santos de |
|
dc.contributor.author |
Rodrigues, Henrique Mendes |
|
dc.contributor.author |
Schützer, Tiago Souto |
|
dc.contributor.author |
Sousa, Cyntia Santos Malaguti de |
|
dc.contributor.author |
Verpa, Ana Clara Matta |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-06T21:19:03Z |
|
dc.date.available |
2021-10-06T21:19:03Z |
|
dc.date.issued |
2021-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228805 |
|
dc.description.abstract |
Dentre o conjunto de diretrizes de sustentabilidade para o desenvolvimento de um projeto, parte-se
do pressuposto de que o design é indissociável da seleção de materiais e da compreensão dos
correspondentes processos e ciclos de vida. Sendo assim, este artigo analisa o potencial das
bibliotecas virtuais de materiais - como ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem do
design, da arquitetura e urbanismo - através de uma metodologia baseada na coleta, tabulação e
análise de dados, segundo critérios previamente estabelecidos a partir do aprofundamento da revisão
bibliográfica. Espera-se que a análise de 17 plataformas nacionais e internacionais de materiais, possa
contribuir para práticas educativas ao qualificar as possibilidades apresentadas por estes instrumentos
de conhecimento, que disponibilizam extensos bancos de dados sobre o complexo e vasto universo
dos materiais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Among the set of sustainable guidelines for the development of a project, it is assumed that design is
inseparable from the materials selection and the corresponding processes and life cycles
understanding. Therefore, this article analyses the potential of virtual material libraries - as didactic
tools for teaching and learning about design, architecture and urbanism through a methodology
based on the collection, tabulation and data analysis, according to previously established criteria
from the literature review deepening. The authors hope that the presented analyses of 17 national
and international platforms of materials, may contribute to educational practices by qualifying the
possibilities presented by these knowledge tools that offer extensive databases covering the complex
and wide field of materials. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliotecas de materiais |
pt_BR |
dc.subject |
Materiotecas |
pt_BR |
dc.subject |
Materiais |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
O potencial das bibliotecas de materiais para o ensino de Design, Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The potential of material libraries for teaching Design, Architecture and Urbanism |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |