dc.contributor.author |
Brasil, Paula de Castro |
|
dc.contributor.author |
Rola, Sylvia Meimaridou |
|
dc.contributor.author |
Silva, Juliana Christiny Mello da |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-06T20:54:47Z |
|
dc.date.available |
2021-10-06T20:54:47Z |
|
dc.date.issued |
2021-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228802 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo busca compreender como as particularidades do processamento sensorial, de pessoas
com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), impactam a maneira como estes usuários extraem
as informações visuais do ambiente construído e como tais características influenciam o projeto de
arquitetura escolar. A relevância desta investigação baseia-se no grande número de crianças e
adolescentes que são diagnosticados com TEA no Brasil e no mundo a cada ano. A partir do
método correlacional, os temas chaves da pesquisa, que são oriundos de diferentes campos de
conhecimentos como: arquitetura, educação e psicologia, foram relacionados a partir de revisões
bibliográficas. A metodologia qualitativa, através da lógica argumentativa, possibilitou a
apropriação de informações do âmbito do neurodesenvolvimento, a fim de construir respostas
arquitetônicas para as questões observadas. Assim, a partir da compreensão do processamento
sensorial atípico, dos autistas, foram estruturadas observações projetuais, que visam tornar os
projetos arquitetônicos escolares, com foco no conforto visual dos educandos com TEA, sensível às
necessidades destes usuários. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study seeks to understand how the particularities of sensory processing, of people with Autism
Spectrum Disorder (ASD), impact the way these users extract visual information from the built
environment and how these characteristics influence the school architecture project. The relevance
of this investigation is based on the large number of children and adolescents who are diagnosed
with ASD in Brazil and worldwide each year. From the correlational method, the key themes of the
research, which come from different fields of knowledge such as: architecture, education and
psychology, were related from bibliographic reviews. The qualitative methodology, through
argumentative logic, enabled the appropriation of information from the scope of
neurodevelopment, in order to build architectural answers to the observed questions. Thus, from
the understanding of the atypical sensory processing of autistic people, design observations were
structured, which aim to make school architectural projects, focusing on the visual comfort of
students with ASD, sensitive to the needs of these users. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Arquitetura Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Autismo |
pt_BR |
dc.subject |
Conforto Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Processamento Sensorial |
pt_BR |
dc.title |
A arquitetura escolar sob a ótica do autismo: uma reflexão sobre a percepção visual |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School architecture from the perspective of autism: a reflection on visual perception |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |