dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Madruga, Kátia Cilene Rodrigues |
|
dc.contributor.author |
Bardini, Rubia Tezza |
|
dc.date.accessioned |
2021-09-29T18:08:02Z |
|
dc.date.available |
2021-09-29T18:08:02Z |
|
dc.date.issued |
2021-08-27 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228369 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Engenharia de Energia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Nos últimos anos percebeu-se que para os jovens ingressarem no mercado de trabalho é
necessário mais do que uma formação acadêmica. As empresas optam por estudantes que
possuam tanto habilidades comportamentais (soft skills) quanto técnicas (hard skills).
Somado a esse cenário, a pandemia de Covid-19 causou uma forte crise econômica no
país, com uma diminuição drástica dos empregos formais. Nesse contexto, a passagem
pelas empresas juniores durante a graduação pode tornar-se um diferencial para o futuro
profissional do estudante, além de incentivar e propagar a cultura do empreendedorismo,
aumentando o número de atividades empreendedoras do país. Nesse viés, o presente
trabalho teve por objetivo identificar as principais habilidades empreendedoras
desenvolvidas na Empresa Júnior de Engenharia de Energia (ENEjr) da Universidade
Federal de Santa Catarina. Também buscou verificar como essa experiência de participação
na ENEjr incentiva aos estudantes a desenvolverem atividades empreendedoras, como a
criação ou administração do próprio negócio. Para tanto, a metodologia utilizada foi a
revisão bibliográfica e a pesquisa de campo. Como resultado, foram elencadas as
habilidades mais citadas por ex e atuais participantes da ENEjr e mapeadas as suas
principais iniciativas empreendedoras. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In recent years it has been realized that for young people to enter the job market it is
necessary to have more than an academic education. Companies opt for students who
possess both behavioral skills (soft skills) and technical skills (hard skills). Added to this
scenario, the Covid-19 pandemic has caused a strong economic crisis in the country, with a
drastic decrease in formal jobs. In this context, the participation in junior companies during
graduation can become a differential for the student's professional future, besides
encouraging and spreading the culture of entrepreneurship, increasing the number of
entrepreneurial activities in the country. In this vein, the present work aimed to identify the
main entrepreneurial skills developed in the Junior Enterprise of Energy Engineering (ENEjr)
of the Federal University of Santa Catarina. It also sought to verify how the experience of
participating in ENEjr encourages students to develop entrepreneurial activities, such as
creating or managing their own business. To this end, the methodology used was a literature
review and field research. As a result, the skills most cited by former and current ENEjr
participants were listed and their main entrepreneurial initiatives were mapped. |
pt_BR |
dc.format.extent |
25 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Araranguá, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Empresa Júnior |
pt_BR |
dc.subject |
Empreendedorismo |
pt_BR |
dc.subject |
Habilidades empreendedoras |
pt_BR |
dc.subject |
UFSC |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.title |
Habilidades empreendedoras desenvolvidas pelos participantes da Empresa Júnior de Engenharia de Energia (ENEjr) da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |