Abstract:
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Pesquisa bibliográfica e exploratória com o objetivo de analisar se a formação acadêmica e as representações de classe dos bibliotecários indicam sua conscientização sobre demandas informacionais da classe trabalhadora e possibilidades de atuação em bibliotecas sindicais. Constata-se que as bibliotecas não têm proporcionado amplo acesso à informação de qualidade para o desenvolvimento da cidadania dos trabalhadores, que a formação dos bibliotecários não está suficientemente voltada para sua conscientização social e que há pouca organização e movimentação sindical de bibliotecários. Verifica-se que é preciso que os bibliotecários desenvolvam consciência de classe para que, consequentemente, contribuam para o processo de formação da consciência e do senso crítico dos trabalhadores em geral. Considera-se necessário construir os próprios espaços formativos da classe trabalhadora. Talvez, com uma melhor compreensão da função social do bibliotecário e do propósito das bibliotecas sindicais, por parte dos profissionais e também de dirigentes sindicais, seja possível ampliar iniciativas por um maior alcance da população e dos trabalhadores na disseminação da informação. Seja por meio das bibliotecas públicas e escolares, mas, também, das bibliotecas sindicais. |