Abstract:
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O objetivo geral desta pesquisa foi verificar como o conceito de autonomia de Paulo Freire contribui para a discussão a respeito das sinalizações de biblioteca. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou verificar nas publicações científicas a abordagem dada à questão das sinalizações de bibliotecas; identificar na Pedagogia da Autonomia, obra de Paulo Freire, aspectos que caracterizem a ideia de autonomia; compreender as perspectivas que usuários e bibliotecários têm a respeito das sinalizações das bibliotecas e associar as perspectivas dos usuários e bibliotecários à ideia de autonomia de Paulo Freire. A pesquisa foi realizada na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina e em suas unidades setoriais do Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Ciências Agrárias (CCA), contando, assim, com a participação de profissionais e usuários (alunos e ex-alunos) através de estudo de campo e questionário online. É um estudo exploratório de abordagem qualitativa que utilizou de procedimentos de pesquisa bibliográfica (para fundamentação teórica) e de estudo de campo (para levantamento e análise de informações). Foi possível compreender algumas aproximações e distanciamentos entre as perspectivas relacionadas à sinalização de bibliotecas e sobre o entendimento acerca do conceito de autonomia, bem como a relação deste conceito com as sinalizações. |