Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática

DSpace Repository

A- A A+

Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática

Show full item record

Title: Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática
Author: Valente, Wagner Rodrigues
Abstract: Este artigo tem por objetivo ressaltar a importância dos arquivos pessoais de professores de matemática para análise das dinâmicas e processos de elaboração do saber profissional docente. Para tal, utiliza o conceito de campo científico vindo dos estudos de Pierre Bourdieu. Para além disso, toma como referentes teóricos os trabalhos dos pesquisadores Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly que abordam a construção de saberes de referência para a docência e, também, os estudos de Peter Burke sobre história de um saber. Analisando historicamente a trajetória das discussões sobre a matemática na formação de professores, o estudo conclui que a documentação contida em acervos pessoais de professores de matemática possibilita a análise dos embates que ocorreram, ao longo do tempo, entre campos disciplinares e o campo profissional da docência, em termos de produção do saber profissional do professor de matemática.
Description: https://doi.org/10.1590/2175-6236112052
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227983
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View Description
Arquivos Pessoais de Professores.pdf 200.8Kb PDF View/Open Arquivos Pessoais de Professores e História do Saber Profissional da Docência em Matemática
Personal Archives of Teachers and.pdf 198.5Kb PDF View/Open Personal Archives of Teachers and History of Mathematics Teaching Professional Knowledge

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar