Concretos produzidos com a substituição parcial dos agregados naturais por agregados reciclados de resíduos de artefatos de concreto de uma fábrica de Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Concretos produzidos com a substituição parcial dos agregados naturais por agregados reciclados de resíduos de artefatos de concreto de uma fábrica de Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Vilas Novas, Caike Almeida
dc.contributor.author Moura, Antonio Martins de
dc.date.accessioned 2021-09-11T21:13:22Z
dc.date.available 2021-09-11T21:13:22Z
dc.date.issued 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227781
dc.description.abstract O setor da construção civil é conhecido por ser um dos maiores geradores de resíduos, dentro desse panorama, estudos sobre a reciclagem de resíduos da construção civil (RCC) como agregados surgem como alternativa para minimizar os impactos causados pelo setor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou a caracterização de um concreto produzido com substituição parcial dos agregados naturais por agregados reciclados de resíduos de artefatos de concreto (CSP-ARC) nas proporções de 5%, 10%, 15% e 20%, e no traço pré estabelecido de 1:1,6:2,5, com relação água/cimento variável. Os resultados obtidos mostraram os CSP-ARC apresentaram perda de resistência em relação ao concreto de referência, no entanto, em todos os casos, o índice de desempenho foi acima de 88%, com relação ao concreto de referência, destacando-se o CSP-5%ARC que atingiu índice de desempenho de 95,95%. Através dos ensaios de absorção por capilaridade, foi possível observar que os concretos CSP-ARC apresentaram absorção por capilaridade maior que o concreto de referência.
dc.description.abstract The civil construction sector is known for being one of the largest generators of waste. Within this scenario, studies on the recycling of construction waste (CCW) as aggregates arise as an alternative to minimize the impacts caused by the sector. In this context, the present work sought the characterization of a concrete produced with partial replacement of natural aggregates by recycled aggregates from waste concrete products (CSP-ARC) in the proportions of 5%, 10%, 15% and 20%, and in the mix 1:1.6:2.5 (cement:sand:pebble), with variable water/cement ratio. The results showed that the CSP-ARC presented resistance loss in relation to the reference concrete, however, in all cases, the performance index was above 88%, in relation to the reference concrete, highlighting the CSP-5%ARC that reached a performance index of 95.95%. Through capillary absorption tests, it was possible to observe that the CSP-ARC concretes showed capillary absorption higher than the reference concrete.
dc.publisher UFMT pt_BR
dc.subject Agregado reciclado
dc.subject Concreto
dc.subject Resistência à compressão
dc.subject Absorção por capilaridade
dc.title Concretos produzidos com a substituição parcial dos agregados naturais por agregados reciclados de resíduos de artefatos de concreto de uma fábrica de Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil. pt_BR
dc.title.alternative Concrete produced with the partial replacement of natural aggregates by recycled aggregates from residues concrete artifacts from a factory in Barra do Garças, Mato Grosso, Brazil. pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
166-177.pdf 747.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • ENSUS 2021 - IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto [152]
    O IX Encontro de Sustentabilidade em Projeto será realizado nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021 e em 28 de maio, 04 e 11 de junho, com extensão das atividades. É um conferência nacional com participações internacionais. O ENSUS 2021 irá reunir professores, pesquisadores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, na Arquitetura, Engenharia, Design e áreas afi A 9ª edição do evento, será realizada na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, de forma que o evento seja itinerante, o ocorra em um ano na sua sede e em outro, em uma instituição convidada. Em função de portaria da UFSC que impede atividades presenciais, o ENSUS 2021 também será virtual.ns.

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar