Estudo de Motor de Indução Bifásico Simétrico

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Estudo de Motor de Indução Bifásico Simétrico

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Título: Estudo de Motor de Indução Bifásico Simétrico
Autor: Moraes, Maria Luiza
Resumo: Neste trabalho desenvolveu-se a modelagem do motor de indução bifásico simétrico, o qual é constituído por um conjunto de duas fases defasadas em 90o enroladas no estator, de maneira muito semelhante a um motor de indução trifásico ou mesmo monofásico com enrolamento auxiliar. O rotor pode ser enrolado de forma semelhante ao estator ou em gaiola de esquilo. Esta opção é preferível por vislumbrar-se a aplicação do motor bifásico em sistemas de baixo custo. Apresenta circuito elétrico equivalente idêntico ao trifásico e, portanto, mais simples que o monofásico. Além disso, o motor de indução bifásico simétrico apresenta torque de partida diferente de zero, tal qual o motor de indução trifásico. Assim, não necessita de enrolamento auxiliar ou capacitor de partida como o seu congênere monofásico. Estas características concedem ao motor de indução bifásico simétrico um funcionamento balanceado, com alto torque de partida e alto rendimento em regime permanente, tendo desempenho semelhante ao trifásico. Entretanto, para seu funcionamento adequado necessita de alimentação bifásica, ou seja, fornecimento de tensão por meio de duas fases defasadas em 90o. Desta forma, a sua aplicação pode se dar em conjunto com um sistema inversor para o fornecimento das tensões defasadas e já efetuar o controle de velocidade pela variação da frequência. O motor bifásico acionado por inversor pode substituir com vantagens os sistemas em que se aplica atualmente motores monofásicos, tais como: refrigeradores e condicionadores de ar. O controle do motor bifásico pode ser feito com as técnicas comumente aplicadas em motores trifásicos de indução, merecendo algumas modificações em virtude de possuir uma fase a menos e a defasagem ser de 90o. Desenvolveu-se a modelagem do motor de indução bifásico simétrico para fins de controle, obtendo-se as equações que relacionam tensão, corrente, fluxo, velocidade e torque. Foi aplicada a transformação dqo para referenciar as grandezas do rotor para o estator. Foram obtidos resultados de simulação com o sistema em malha aberta com resultados semelhantes ao do motor de indução trifásico e muito superior ao do motor de indução monofásico. Devido às limitações causadas pela pandemia de covid-19 não se conseguiu resultados do sistema em malha fechada.
Descrição: Projeto de Iniciação Científica
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227632
Data: 2021-08-30


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