Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio.

Mostrar registro completo

Título: Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio.
Autor: ESMERALDINO, Raynara
Resumo: O presente projeto de pesquisa ‘Percepção dos Professores de Sociologia acerca da Reforma do Ensino Médio’,teve como objetivo analisar a perspectiva dos professores de sociologia da rede pública do município de Florianópolis concernente à Reforma do Ensino Médio (lei nº 13.415/2017),de modo a investigar como os profissionais da educação analisam essa mudança recente na realidade escolar,traçar a trajetória profissional desses professores, acompanhar o processo de implementação da Reforma do Ensino Médio em Santa Catarina, analisar como essa reforma impacta o ensino de sociologia, tendo em vista os desafios ocorridos pelo atual contexto pandêmico causado pelo COVID-19 que modificou o cenário do ensino presencial para remoto. Sendo assim, a metodologia qualitativa e quantitativa do trabalho passou a ser virtual,por meio de entrevistas semi-dirigidas virtuais (online) a fim de compreender a realidade dos professores da educação de Sociologia em um ensino remoto com as mudanças da Reforma do Ensino Médio. Tivemos encontros virtuais para discutirmos artigos, dialogamos sobre o Comitê de Ética das Pesquisas,tivemos acesso à Plataforma Brasil, assim como debatemos textos sobre a pandemia e seu desafio no contexto global.Fizemos 6 entrevistas de 1h cada com professores de Sociologia da rede pública de Florianópolis. Em 20 de abril de 2021, juntamente com colegas de pesquisa de iniciação científica, enviamos um trabalho ‘Mapeamento de práticas pedagógicas no ensino de sociologia da educação básica em Florianópolis durante a pandemia de COVID-19. O que dizem os professores?’ para o 7º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), o qual foi ‘aceito’.Fizemos uma resenha que está em correção, a qual pretendemos publicar em periódico científico, referente à obra ‘Conquistas e Resistências do Ensino de Sociologia:ENESEB 2019’. Atualmente estamos elaborando um artigo em conjunto perante o resultado da experiência desta pesquisa.
Descrição: 31 SIC - UFSC.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227623
Data: 2021-08-30


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
31° SIC - UFSC ... acerca do Ensino Médio.mp4 616.9Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir 31 SIC - Percepção dos Professores de Sociologia Acerca da Reforma do Ensino Médio

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar