dc.description.abstract |
O interesse da indústria em veículos elétricos tem crescido significativamente,impulsionado principalmente por regulamentações mais restritivas em relação a emissões degases de efeito estufa. Nesse contexto, baterias de íon de lítio recarregáveis são vistas como osdispositivos de armazenamento de energia mais adequados para veículos elétricos. Entretanto, odesempenho, a vida útil e a segurança de baterias de íon de lítio são muito sensíveis à temperaturae sistemas de gerenciamento térmico são necessários para remover a energia dissipada durante osperíodos de carga e descarga da bateria. Entretanto, ainda não há um consenso acerca do sistemade gerenciamento térmico mais adequado para este fim. Dessa forma, a presente proposta temcomo objetivo compreender e modelar o comportamento térmico de baterias de íon de lítioacopladas a sistemas de resfriamento com aplicação direta de fluido refrigerante para utilizaçãoem veículos elétricos. Pesquisas nesta área são de grande relevância para a sociedade, uma vezque visam contribuir com o avanço tecnológico, possibilitando o desenvolvimento deequipamentos energeticamente mais eficientes. |
pt_BR |