Abstract:
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Nesta pesquisa, tem-se como tema os conteúdos procedimentais presentes na
formação dos tradutores e intérpretes de Libras-Português e objetiva descrever a
constituição destes conteúdos na proposição curricular do curso de Letras-Libras, bacharelado, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, o
espera-se evidenciar como os conteúdos procedimentais foram propostos nas
disciplinas práticas do curso no ano de 2019. Neste sentido, (i) identificar em quais
disciplinas estão propostos os conteúdos procedimentais; (ii) discutir as cargas
horárias, as ementas, os objetivos, os conteúdos e as metodologias destas
disciplinas; e (iii) descrever as atividades propostas para o ano de 2019. Através da
investigação, amparada nas noções da análise documental, analisaram-se e se
descreveram como os conteúdos procedimentais se apresentam na formação. Para
tanto, a análise se deu a partir da investigação do Projeto Político Pedagógico (PPP), da matriz curricular e dos planos de ensino. Como resultado da pesquisa, vimos que
o “saber como fazer” — os conteúdos procedimentais — foram previstos e abordados
em sala de aula, sendo que tenderam a depender da proposta encontrada na ementa
da disciplina, da descrição apresentada em seu plano de ensino e do cronograma
das aulas. Com isso, evidencia-se a centralidade da ação docente na concretização
do que é proposto aliado à necessidade de revisão das ementas, de padronização
institucional dos planos de ensino futuros e de melhor detalhamento no que diz
respeito, por exemplo, às atividades propostas. |