Instituições agonísticas e o desafio para o cultivo de si

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Instituições agonísticas e o desafio para o cultivo de si

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Título: Instituições agonísticas e o desafio para o cultivo de si
Autor: Schwarzbold, Ana Carolina
Resumo: O projeto teve como propósito investigar em que medida a perspectiva acerca do agon em Nietzsche pode qualificar a vida nas instituições educacionais, especialmente por meio do “cultivo de si”. A investigação pretendeu fazer avançar a reflexão teórica para destacar a conexão entre agonismo e criação de novos valores nas instituições. Elas mesmas devem ser agonísticas, suportar os conflitos em sua intensidade máxima, o que implica suportar os desafios, a diferença e singularidade de posições, para evitar a violência e fazer da disputa um valor em si que busca a excelência e afirmação da vida nas instituições.
Descrição: O modo agonístico considerando o campo da Educação não traz benefícios apenas para os competidores, mas para toda a comunidade, caso esteja em questão promover uma excelência que tenha desdobramento para a formação humana. A disputa agonística não reúne despreparados, caçadores de sorte, mas indivíduos que desejam testar suas habilidades. Toda disputa exige critérios, implica um julgamento, uma avaliação. Todo esforço agonístico deve “extrair de seus competidores suas melhores performances” e em alguma medida todos os participantes podem se beneficiar desta experiência. O maior valor neste modelo é competir bem o que significa resistir a qualquer adesão por conveniência para ativar dinâmicas que façam emergir a criatividade necessária ao nosso tempo.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227442
Data: 2021-08-22


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