Pedagogia Soviética: estudo crítico da produção acadêmica recente

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Pedagogia Soviética: estudo crítico da produção acadêmica recente

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dalmagro, Sandra Luciana
dc.contributor.author Flores, Mariana da Silva
dc.date.accessioned 2021-08-25T10:31:41Z
dc.date.available 2021-08-25T10:31:41Z
dc.date.issued 2021-08-24
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227424
dc.description Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Curso de Pedagogia pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa de Iniciação científica compõe um projeto mais abrangente que visa compreender os embates quanto ao conteúdo e a forma escolar em tempos de luta social e de capital imperialismo. A partir dos estudos desenvolvidos no PIBIC, trabalhamos com a pesquisa em portal de periódicos para mapear a produção acadêmica quanto às categorias “forma escolar” e “pedagogia soviética”. No ciclo anterior (2019-2020) aprofundamos as análises quanto à forma escolar identificando: baixa produção acadêmica acerca do tema, concentrada nos últimos dez anos, fundamentada em um texto base. Identificamos que a forma escolar, apesar de ser compreendida como passível de modificações, não foi o foco dos artigos, isto é, eles não tinham por objetivo identificar atualizações, mudanças ou disputas acerca da forma escolar, mas antes em identificar a presença desta forma nas diferentes disciplinas, atividades ou políticas educacionais. Já no ciclo que ora se finda, pesquisamos nos portais de periódicos CAPES e SciELO a produção acadêmica acerca da Pedagogia Soviética. Foram encontrados 17 artigos, sendo 8 selecionados para estudo. As análises preliminares a que chegamos são: I) a maioria dos artigos reafirmam que há importantes contribuições elaboradas pelos pioneiros da pedagogia soviética para a educação; II) os maioria dos artigos têm como foco debater acerca dos principais intelectuais da educação soviética revolucionária tais como Krupskaya, Makarenko e Lunatcharski. III) o ativismo pedagógico, o trabalho enquanto princípio educativo e a auto-organização estudantil são princípios que corroboram para transformações na forma escolar vigente. pt_BR
dc.format.extent Resumo + Vídeo pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject forma escolar pt_BR
dc.subject relações sociais pt_BR
dc.subject Teoria Marxista da Educação pt_BR
dc.subject pedagogia soviética pt_BR
dc.title Pedagogia Soviética: estudo crítico da produção acadêmica recente pt_BR
dc.type Video pt_BR


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