A formação do professor de educação especial no Estado de Santa Catarina

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A formação do professor de educação especial no Estado de Santa Catarina

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Título: A formação do professor de educação especial no Estado de Santa Catarina
Autor: Souza, Bruna Vitória de
Resumo: A pesquisa tem como objetivo apreender quais concepções permeiam a formação de professores para a educação especial em Santa Catarina tendo como objetivos específicos: apreender onde vem ocorrendo a formação de professores quais níveis estão sendo oferecidas tais formações e quais esferas administrativas tem se responsabilizado por esta formação; analisar a organização dos currículos nesta formação. A busca dos dados ocorreu no site do MEC (emec.mec.gov.br). Foram localizados 30 Curso de Graduação Licenciatura em educação especial dos quais 20 já iniciaram suas atividades. Foram criados 08 cursos (35%) até 2016, e 13 cursos (75%) de 2018 até 2020. Os cursos são ofertados por 18 instituições, sendo uma pública (municipal) e 17 privada; 5 na modalidade presencial e 15 na modalidade à distância. Foram analisadas as ementas das disciplinas obrigatórias de cinco cursos que disponibilizaram seus PPCs e um que apresentou as disciplinas ofertadas. As disciplinas obrigatórias foram analisadas a partir de 13 categorias. A maior parte trata sobre Educação Especial: 264 disciplinas; 100 à Prática; 83 aos Fundamentos da Educação; 42 a Legislação/Gestão, 35 a Pesquisa, 13 a Alfabetização e Letramento e 83 em outros. Em relação aos cursos de especialização, foram utilizados 23 descritores para a busca, dos quais destacamos: educação especial; educação inclusiva; inclusão; deficiência; surdez; cegueira; transtorno do espectro autista; altas habilidades; superdotação; deficiência múltipla; surdocegueira; Braille; Libras; deficiência física; AEE e deficiente. Com tais descritores encontramos 185 cursos de especialização. Destes, 03 cursos são ofertados em instituições públicas e 182 cursos em instituições privadas; 130 cursos ofertados na modalidade de ensino presencial e 55 na modalidade de ensino à distância; 58 como Educação Especial e Inclusiva, 54 são intitulados como Educação Especial, 12 como Educação Inclusiva/inclusão.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Estudos Especializados em Educação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227306
Data: 2021-08


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