O jogo escova: uma estratégia para as aulas de matemática no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

O jogo escova: uma estratégia para as aulas de matemática no ensino médio

Show full item record

Title: O jogo escova: uma estratégia para as aulas de matemática no ensino médio
Author: Schmitt, Rozimére Bernadete Guesser
Abstract: Neste trabalho, apresentamos uma proposta de aplicação do jogo Escova em sala de aula, adaptado a partir de um jogo de cartas conhecido como Escoba. Abordamos inicialmente conteúdos matemáticos relacionados ao jogo, como Análise Combinatória e Probabilidade. Em seguida, discutimos suas regras, critérios de pontuação, estratégias que podem ser adotadas pelos jogadores, além de outros aspectos. Na sequência, para estimar algumas probabilidades interessantes, são apresentados os resultados da simulação computacional do jogo. Por fim, apresentamos uma proposta de sua aplicação, com embasamento teórico e sequência didática, em uma turma do Ensino Médio.Abstract: In this work, we present a proposal to apply the game Escova in the classroom, adapted from a card game known as Escoba. We initially approach mathematical content related to the game, such as Combinatorial Analysis and Probability. Then, we discuss its rules, scoring criteria, strategies that can be adopted by players, and other aspects. Then, to estimate some interesting probabilities, the results of the computer simulation of the game are presented. Finally, we present a proposal for its application, with theoretical basis and didactic sequence, in a high school class.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227212
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PMTM-P0055-D.pdf 12.59Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar