Entraves da permanência: o cotidiano de estudantes negras/os de universidades públicas no sul do Brasil

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Title: Entraves da permanência: o cotidiano de estudantes negras/os de universidades públicas no sul do Brasil
Author: Louis, Renata Cristiane Araujo de Lima Pierre
Abstract: A pesquisa que fundamenta esta dissertação buscou dar visibilidade aos enfrentamentos cotidianos da vida acadêmica por estudantes negras/os em duas universidades públicas do sul do país ? Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) ? no que tange às condições subjetivas de permanência de pessoas negras como discentes nessas instituições. Partindo de uma perspectiva metodológica qualitativa de pesquisa localizada, foi realizada a análise da escuta de interlocuções em entrevistas e encontros, que trouxeram à tona potências de vida interpeladas pelo racismo. Nas análises e discussões a pesquisadora lançou mão de epistemologias afrodiaspóricas; feministas; estudos críticos da branquitude; estudos pós- coloniais e des/decoloniais. Partindo dessas reflexões, este estudo provocou o encontro de (im)possibilidades individuais e coletivas de enfrentamento ao racismo, assim como alternativas de(s)colonizadoras no âmbito de instituições de ensino universitário e perante a vida.Abstract: The research that underlies this dissertation sought to give visibility to the black students? daily confrontations in academic life at two public universities in the south of Brazil - Federal University of Santa Catarina (UFSC) and State University of Santa Catarina (UDESC) - regarding the subjective conditions of black people remaining as students in these institutions. From a qualitative methodological perspective of localized research, we analyzed interlocutions in interviews and meetings, which raised potentials of life challenged by racism. In the analyses and discussions, the researcher used Afrodiasporic epistemologies; feminist epistemologies; critical whiteness studies; post-colonial and des/decolonial studies. Based on these reflections, this study fostered the encounter of individual and collective (im)possibilities to face racism and de(s)colonizing alternatives in the context of university teaching institutions and in the face of life.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227180
Date: 2021


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